Mulher Indígena: Voz e Vez na Resistência. | Page 7

https://open.spotify.com/episode/4NOQOadkfhmXia2X5mLUHT?si=nBXWpbw-RV6pppIv63mk_Q

Nesse episódio somos convidades a descontruir e entender práticas racistas. Participação Especial: Ayanna Duran da etnia Chiquitano e Jucyrema Xakriabá da etnia Xakriabá.

https://open.spotify.com/episode/5w48ngFGrGZ8SCJL5jgiHc?si=zHsxPyhyTxecoc1XqroH1Q

Nesse episódio a Ayanna Duran da etnia Chiquitano e a Jucyrema Xakriabá da etnia Xakriabá relatam suas experiências na universidade, os desafios e motivações que constroem a constante resistência que é a existência dos povos originários.

DESCONSTRUA JÁ!

7

Índio ou Indígena?

Para Ayanna Duran, da etnia Chiquitano, a palavra índio remete a um imaginário tribal de um indivíduo que precisa ser civilizado. O termo índio é das Indias e vem da colonização.

Dessa forma, os termos indígenas ou povos originários são mais adequados. Para além de uma palavra, o uso correto do termo significa entender o outro pelo nome dele, pela sua comunidade, sua etnia e identidade

Ainda sobre identidade a Ayanna chama atenção para o apagamento étnico e diz: “Quem eu sou? Eu não sou da etnia tal, a etnia está em mim. Eu sou Chiquitano. [...] Eu não sou do povo Chiquitano, eu sou o povo, o povo em mim.”