RACE PREVIEW # PortugueseGP
Antevisão
Com paragens em países tão distantes como a Índia , Japão e Kazaquistão , o campeoanto deste ano tem claramente um sabor mundial . E a continuação do formato do ano passado – corrida Sprint no sábado , corrida principal no domingo – faz com que o total de pontos em luta sejam uns impressionantes 777 . O MotoGP™ de 2024 promete ser tão emocionante com o do ano passado , com vários desafios em cima da mesa a oferecerem muita emoção .
Os testes de pré-época e a primeira jornada mostraram que a Ducati continua a ser o construtor a bater , apresentando uma armada de oito pilotos , todos eles capazes de lutarem pela vitória . O Campeão do Mundo Francesco “ Pecco ” Bagnaia foi a frieza personificada e arranca como o favorito para a conquista da coroa .
O principal rival do ano passado , Jorge Martin , vai seguramente tentar tirar partido da experiência ganha no Campeonato do Mundo de MotoGP™ de 2023 e volta a ser candidato .
Ainda assim , um novo nome no pelotão da Ducati promete abanar as hostes . A sensacional decisão de Marc Marquez deixar a Honda pela primeira vez em 11 anos a favor da Ducati Gresini deve trazê-lo de volta aos nomes da frente . Enea Bastianini , Alex Marquez e Fabio di Giannantonio também mostraram ser capazes de lutar por pódios durante os testes .
Mas a Ducati não terá tudo a favor . Longe disso , já que a KTM deu contiuidade ao trabalho apresentado na sua melhor temporada de sempre no MotoGP™ , em que terminou o Campeonato de Construtores em segundo , e aprimorou ainda mais a RC16 . Brad Binder tem os olhos postos na luta pelo título depois “ de uma das melhores pré-época de testes da carreira ” em Sepang . Da mesma forma , o colega de equipa Jack Miller também elogiou os progressos de Inverno na Austria . E isso é ainda antes de irmos a Pedro Acosta , o único estreante de todo o pelotão .
A Aprilia foi mais difícil de avaliar . Aleix Espargaró foi claro a comentar as melhorias da moto de 24 . “ É amis física , mas melhor ,” disse . Isto mesmo sem termos visto o melhor de Maverick Viñales e Miguel Oliveira durante os testes .
E há sinais positivos tanto da Yamaha como da Honda vindos dos testes . Fabio Quartarao mostrou que a Yamaha M1 ainda está longe de entrar na luta pelo título , mas deve , mesmo assim , ser um candidato ao Top 6 . Da mesma forma , Joan Mir , da Repsol Honda , parece muito melhor com a RC213V , mas sabe que ainda precisa de alguns meses antes de voltar a lutar pelas posições de topo .
26 | MotoGP™