12
Educação Financeira
Para entender melhor o funcionamento desse mercado, selecionamos abaixo todos os custos e taxas envolvidos ao investir em Tesouro Direto:
- Taxa de custódia
Essa é uma taxa cobrada pela B3, então é obrigatória para todo investidor, independentemente de qual instituição ele escolher. A taxa de custódia tem como objetivo remunerar a B3 pelos serviços de guarda dos títulos, manutenção do sistema do Tesouro Direto e envio dos extratos mensais aos investidores.
- Taxa de administração
Nem todos pagam essa taxa. Quem define o valor é a instituição financeira escolhida para aplicar, e remunera a instituição pelos serviços de transferência de valores, recolhimento do Imposto de Renda e abertura do cadastro do investidor no Tesouro Direto.
- Imposto de Renda
A regra é a mesma para as outras operações de renda fixa, com alíquota regressiva de acordo com o prazo de investimento. Os valores começam em 22,5% sobre os ganhos para aplicações de até 180 dias, caindo para 20% no período de 181 dias a 360 dias, 17,5% para o período de 361 a 720 dias e 15% para prazos acima disso.