Minha primeira Revista Sempre Jovem 1ª Edição | Page 10

Educação Financeira

Ganhando muito ou pouco, se considerando pobre ou milionário, os “especialistas” da Sempre Jovem ensina e explicam o quão importante que seja feito o controle das suas finanças, e se você ainda não começou a fazer uma anotação sequer dos seus gastos e ganhos, se você entrou para o mercado de trabalho a pouco tempo ou se tem um objetivo material, essa matéria é para mesmo para quem não é bom em matemática e ainda não sabe porque não conseguiu atingir o sonho pelo qual tanto tem trabalhado, essa é a hora de conhecer um pouco sobre controle de finanças pessoais.

Quando se fala em economizar nem sempre, significa deixar de comprar coisas das quais gostamos ou deixar de sair com amigos e família, apenas para juntar dinheiro, não é preciso largar a vida social. O que vamos ensinar é como investir o seu dinheiro de forma inteligente, como planejar o seu futuro e como lidar com o seu dinheiro, obviamente respeitando a realidade financeira de cada um.

Agora vamos começar pelas dicas de como se organizar.

09

1. Conheça as suas dívidas

Conheça todas as suas dívidas, só assim poderá iniciar um plano de ação. E o que faremos é, começar a anotar todos as suas dívidas, separando por categorias.

•Nome do credor (Pessoa física ou jurídica)

•Tipo de dívida (Cartão de crédito, cheque especial...).

•Quantas parcelas faltam para pagar essa dívida.

•Valor atual da dívida.

•Juros cobrado e o CET (custo efetivo total) cobrado.

O quê é? CET engloba os juros e mais alguns encargos que a instituição financeira venha a te cobrar, na própria fatura do cartão vem juros cobrados e o CET, é importante que você saiba esses custos. Caso não saiba desses custos, ligue para a sua instituição financeira.

2. Organize as suas finanças

Conheça bem o seu orçamento e saiba o quanto ganha e quanto gasta mensalmente, corte os excessos e estabeleça prioridades, como, quitar dívidas.

Certas dívidas são essências como, água, luz, internet, plano telefônico, aluguel, e dívidas como por exemplo, cartão de crédito e cheque especial também deve ser quitado assim que possível, pois, tem juros altos.

Depois de entender as suas dívidas, organizar as suas finanças, estabelecer prioridade de dívidas, o próximo passo é a renegociação de dívidas. Vá até o banco e converse com o gerente, apresente as suas dívidas e qual valor por

mês você pode destinar para quita – lás. Fique atento a feirões quita dívidas, é uma boa oportunidade para renegociar suas dívidas e obter bons descontos.