A Mhize que significa raízes em Nhungwe ( uma das línguas tradicionais da província de Tete ), surge da vontade da proprietária desta iniciativa de se reconectar com suas raízes e como uma ``fénix ´´ ressurgir e se renovar da desilusão amorosa que vivera na altura , 2016 . No meio da desilusão amorosa , mágoas , solidão surge a primeira descoberta : a revitalização de parte das raízes e “ é dela e para ela que vivemos ”. Portanto novas fórmulas para cuidar de si , Vânia Nhambirre , proprietária da Mhize , com suporte da sua amiga e parceira Rosy Magaia começa a descobrir e testar técnicas e produtos para o seu cabelo , que surpreendentemente vão surtindo resultados positivos .
O nascimento da Mhize como marca , teve também muitos questionamentos , sobre seres humanos , sujeito de direito e sobretudo , enquanto negras ! Por outras palavras , nasce uma marca , ao mesmo tempo que uma mulher se descobre como tal : mulher feminista . Mhize é reconstrução de identidade , é amor da terra , é uma porção natural , de auto-conhecimento e auto-descoberta .
Os produtos da Mhize são concebidos de forma personalizada , ou seja , os elementos que compõem cada fórmula , tem como objectivo eliminar ou minimizar problemas na pele e no cabelo , tem também consultorias com o objectivo de facilitar os cuidados naturais de pele , cabelo e barba tornando o processo cada vez mais prático , acessível e numa rotina em que o próprio cliente crie um espaço para se conhecer e pessoalmente cuidar de si . Mhize é , desde 2017 parceira do DESIGN Talk e juntos projectam passos que poderão mudar o futuro .
26
Dezaine