Minha primeira Revista Primeira Revista | Page 19

Segundo Holanda (2010) um projeto construído somente pensado nas formas e não padronizado na utilidade, como na não localização específica do projeto, sem especificações de material, resulta em projeto sem conforto, sem viabilidade, econômica, energética sendo assim também uma grande produtora de resíduos.

Com estes dados o projeto equilíbrio do espaço será realizado com um gerenciamento de obra, onde serão implantadas coletas seletivas de resíduos da construção. Este projeto foi baseado nas necessidades em relação ao terreno, para que haja adaptação da casa ao seu terreno para redução dos resíduos. Em sua obra será utilizada modulações de paredes e especificações de materiais regionais, como por exemplo: parede de bloco cerâmico, que é elaborado na própria região. Reduzindo assim a geração de resíduos de gesso e revestimento, algumas das paredes de separação de áreas serão de elemento vazado em madeira reciclada, onde atribui a casa no seu interior a modernidade em sua decoração.(observar figuras 7 e 8)

“[...] A escolha dos materiais não é só questão de gosto, mas principalmente de eficiência.” (COZZA ,2006, p.106).

“[...] Inovação é mais do que simplesmente gerar boas ideias; ela é o processo de transformá-las em algo de uso prático”. Nesse sentido, a inovação é um processo que deve ser gerenciado ”.(COZZA ,2006, p.110).

O projeto em questão trabalha o equilíbrio, de forma que faz a interligação entre o casal dentro de suas particularidades, ou seja, chegando a um projeto equilibrando os ambientes em seu interior e exterior. Para redução de resíduos de obras foram realizadas modulação de parede conforme a figura 7, assim também no processo de construção deverá haver o gerenciamento para os devidos descartes do RCC.

Utilizando-se de todos os dados de pesquisas de campo e bibliográficas e entrevistas, pude chegar ao resultado esperado pelo cliente. Cheguei a este resultado utilizando-me dos cheiros de plantas e flores para remetê-los memorias passada como ao interior , assim como utilizei-me de mobiliários e paredes vazadas para trazer o urbano e um tanto de desordem na organização da casa ver imagem 9 e 8.

Figura 8: parede vazada de madeira

Figura 9: bancada com iluminação de LED

Fonte: Do autor.

Fonte: Do autor.

18

Figura 7: Modulação da parede

Fonte: Do autor