Minha primeira Revista livro | Página 13

A clínica de FC( também conhecida como ambulatório ou centro de FC)
Uma vez que a visita inicial ao centro de FC aconteceu, haverá geralmente contato regular por telefone e email nas semanas seguintes e as consultas serão agendadas na clínica de FC.
Consultas regulares na clínica de FC ocorrerão mensalmente no início. Conforme as famílias ficam confiantes essas consultas serão menos frequentes, o ideal é aproximadamente a cada 3 meses durante a infância. Para pessoas vivendo em regiões longínquas da Austrália as consultas podem ser divididas com pediatras locais e clínicos gerais para monitorar a evolução. Apoio financeiro é disponível para ajudar as famílias que precisam viajar longas distâncias para ir às clínicas de FC.
Os membros da equipe multidisciplinar
Membros da equipe de FC
Enfermeira especialista
Fisioterapeuta especialista
Nutricionista especialista
• Supervisiona todos os aspectos do tratamento dos pacientes, incluindo aspecto legal, tratamento clínico, apoio e aconselhamento, orientar e educar os pacientes( e seus familiares e cuidadores) e a equipe envolvida no tratamento dos pacientes com FC
• Proporciona um importante elo entre a equipe da FC e os pacientes e suas famílias. Ensina os pacientes e outros profissionais de saúde.
• Participa das tomadas de decisão e do monitoramento do tratamento do paciente e serve de ligação entre as enfermeiras comunitárias e os profissionais de saúde aliados que estão em contato com os pacientes nos ambulatórios.
• Avalia as condições respiratórias e capacidade de exercitar-se de cada paciente, monitorando o ritmo e o padrão respiratórios, o volume, a cor e a consistência do catarro expectorado e o grau de dificuldade de respiração em repouso e durante atividades físicas.
• Realiza avaliações regulares das técnicas de fisioterapia respiratória e das inalações Realiza ações de educação e treinamento contínuas sobre o uso otimizado das técnicas e equipamentos de fisioterapia respiratória escolhidas para cada caso individual, além de ensinar como limpar e fazer a manutenção do equipamento utilizado.
• Determina as necessidades individuais de calorias, sais e líquidos de cada paciente baseado em fatores como: a
12