Minha primeira Revista livro | Page 11

O que é fibrose cística?
Fibrose cística( FC) é a doença genética com redução de expectativa de vida mais comum entre pessoas da etnia caucasiana. O problema fundamental se encontra nos genes da pessoa, que influenciam como o sal se movimenta para dentro e fora das células do corpo. As pessoas já nascem com FC ao invés de desenvolvê-la ao longo da vida como a asma. FC ocorre em aproximadamente 1:3.000 crianças nascidas, o que significa que na Austrália nascem cerca de 100 crianças com FC por ano.
Seja pelo teste do pezinho ou pelo aparecimento de problemas intestinais( íleo meconial), aproximadamente 95 % das crianças com FC são diagnosticadas nas primeiras semanas de vida, e elas geralmente estão bem. Os outros 5 % das crianças geralmente serão diagnosticadas durante a infância pela presença de sintomas. Ocasionalmente, em casos muito brandos, o diagnóstico só será feito na idade adulta.
O maior impacto da FC em crianças pequenas ocorre em três áreas do corpo: os pulmões, o intestino e a pele.
Pulmões: As pessoas com FC apresentam muco espesso que é mais difícil de ser eliminado das vias aéreas. Esse muco é mais suscetível a certas infecções bacterianas. As infecções podem durar por mais tempo e precisar de tratamento com antibióticos. Bebês e crianças necessitam de ajuda para a fisioterapia respiratória para ajudar na eliminação das secreções com a finalidade de manter pulmões saudáveis e reduzir o risco de infecções pulmonares.
Intestino: O intestino da maioria das crianças com FC é incapaz de absorver a gordura dos alimentos da dieta, o que compromete o crescimento e a nutrição. Isso é contornado dando a medicação(“ enzimas”) aos bebês e crianças, junto às refeições, para digerir e absorver a gordura.
Um desequilíbrio entre alimentos e enzimas pode resultar em fezes gordurosas ou constipação.
Pele: A concentração de sais no suor é cerca de 5 vezes maior nas pessoas com FC. Isso significa que quando as pessoas com FC transpiram em climas mais quentes elas perdem sais e água da sua pele mais rapidamente.
Elas estão em risco de desidratar rapidamente, o que é frequentemente chamado de“ Crise do Calor”, a menos que precauções sejam tomadas para favorecer a ingestão de sal e líquidos apropriadamente. Como resultado a maioria das crianças recebem suplementos de sal diariamente e quantidades de sal generosas acrescidas aos seus alimentos.
A maioria dos bebês e crianças pequenas com FC estão geralmente bem, capazes de participar nas atividades habituais e acompanharão a escola normalmente.
Mantendo uma boa saúde com rotinas extras diárias eles crescerão para serem adolescentes e adultos ativos e ocupados.
10