9
Até 2030, extinguir a extrema pobreza e reduzir ao menos pela metade o número de pessoas vivendo nela, em todas suas proporções, e em todo o mundo. Garantir o direito igualitário sobre recursos econômicos para homens e mulheres, em especial os que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade.
Acabar com a fome e a desnutrição, assegurando o acesso a uma alimentação saudável e nutritiva para todos. Dobrar a produção agrícola de pequenos produtores, como agricultores familiares e povos indígenas. Garantir sistemas de produção alimentar sustentáveis e práticas resilientes, que auxiliem também na manutenção do ambiente.
Garantir uma vida saudável e o bem-estar a todos e todas, em todas as fases da vida. Reduzir as taxas de mortalidade materna e de crianças recém-nascidas e até os 5 anos de idade. Assegurar a toda população o acesso a serviços de saúde de qualidade e a medicamentos e vacinas. Reduzir o número de mortes decorrentes de contaminação por produtos químicos e poluição do ar, solo e água.
Assegurar a todos e todas uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade. Junto disso, dar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, como o acesso à cursos técnicos e superiores, a preços acessíveis, para homens e mulheres. Até 2030, garantir que todos os alunos possuam os conhecimentos necessários para a promoção do desenvolvimento sustentável.