Minha primeira Revista Desperta comunicação organizacional | Page 43

43

Outro público que exerce influência na sociedade, são os ativistas, que com o aumento de circulação das informações, tem se tornado cada vez mais presente nas mídias online e offline. O ativismo pode ter várias vertentes de atuação perante o meio social qual está inserido. No setor de beleza e cosméticos temos o público feminino em destaque, que abordam e reivindicam pautas que precisam ser debatidos nas esferas sociais. Assim como exemplo temos:

Ativistas feministas: esse público tem extrema importância para o ramo de beleza e cosmético, como foi citado anteriormente, pois o público feminino é quem mais consome dentro desse parâmetro, sendo assim, após muita insistência das ativistas para quebrar padrões estéticos, o segmento de beleza reduziu o excesso de efeitos de edição de imagem nas campanhas publicitárias para deixar as modelos de acordo com uma padronização estética pautada na perfeição e começou a apostar em diversos tipos de corpos e beleza feminina. A indústria de cosméticos também passou investir na diversidade étnica, advinda de pressão social exercida pelas ativistas afrodescendentes. Isso demonstra o poder desse público em influenciar, não apenas as organizações, mas a sociedade em que estão inseridas. Por isso, demonstra relevante que as empresas do setor beleza e cosméticos, utilizem canais de relacionamento para uma aproximação direta para com esse público.

No contexto de público, existem determinados grupos de indivíduos que se relacionam com o setor de beleza e cosmético, porém não interferem de maneira significativa nas empresas. De acordo com Fábio França (2004), esses públicos se caracterizam como não essenciais, pois se relacionam apenas em momentos pontuais com a organização. Sendo assim, encontra-se: