Minha primeira Revista Acibarra #42 - setembro 2018 | Page 24

SAÚDE

SAÚDE

Vacinar ou não vacinar ?

Ultimamente tem se falado bastante sobre vacinação . Seja na TV , em jornais , em grupos de amigos ou entre mães com filhos em idade escolar . Por conta disso muitos mitos e dúvidas surgem e colocam em cheque a importância da vacinação . Vacinar ou não vacinar ? Leia o artigo do doutor Pablo Soares , da Humicare Clínica de Vacinação .
Vacinação como medida de saúde pública
A vacinação é um ato cívico , onde além de você proteger suas crianças , você protege quem está em volta e não pode ser vacinado , como os imunodeprimidos ( em tratamento quimioterápico , doenças auto-imunes etc .), os únicos que tem contra-indicação absoluta .
Quanto maior a quantidade de pessoas e crianças vacinadas , melhor , porque diminui o tempo de portador , ou seja , a circulação do vírus ou bactéria através de indivíduos portadores não-vacinados . Quando cai a cobertura vacinal na população , começam a aparecer casos da doença .
Hoje em dia com o excesso de informações , acontecimentos relevantes do passado são esquecidos . A epidemia de varíola , por exemplo , que matou mais de 500 milhões de pessoas em todo século XX não é nem sequer levada em consideração por pessoas que encabeçam movimentos “ anti-vacinas ” ou de pais que não priorizam a vacinação de seus filhos por considerá-los fora de grupos de riscos .
A varíola foi a primeira doença erradicada pelo homem , graças à intensa campanha de vacinação em todo o mundo . Sua erradicação foi anunciada em 1980 .
O calendário vacinal infantil é bem extenso . Tanto a rede pública , quanto a rede privada oferecem as mais importantes vacinas para a imunização da criança . Os imunobiológicos dos dois lugares são seguros e protegem a saúde , contudo há benefícios na rede privada .
Algumas vacinas oferecidas na rede pública são
24 | ACIBARRA EM REVISTA