Minha primeira publicação | Page 12

CONDIÇÕES HIDROGRÁFICAS

O município está inserido na Grande Bacia Amazônica, por meio de tributários do Rio Teles Pires, sendo formada pelo próprio Rio Teles Pires ou São Manoel que é um dos formadores do Rio Tapajós. O Rio Teles Pires, abrange uma área com 61.298 km². Os principais Municípios drenados pelo supracitado e seus afluentes são Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Itaúba, Alta Floresta, Matupá, Carlinda e Paranaíta, ambos no Estado do Mato Grosso.

A bacia hidrográfica do Rio Teles Pires está inserida na área de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), sofre intensa pressão da franja de desmatamento que avança desenfreadamente, possui a menor proporção de áreas protegidas entre as sub-bacias de Mato Grosso, apenas 12%. As principais atividades econômicas desenvolvidas são: pecuária, agroindústrias (principalmente na região de Alta Floresta e Colíder) e projetos de piscicultura.

A utilização das águas da Bacia do Teles Pires na recreação e lazer é prática difundida na região do alto curso do Rio Teles Pires, além da predominância do cultivo extensivo da soja, arroz e milho. Em seu baixo curso são encontradas áreas degradadas pelas atividades garimpeiras e pelo desmatamento, mas também pode ser encontrado áreas preservadas, como as do entorno do PNJu. Embora, sejam áreas protegidas, tais atividades de lazer provocam e intensificam processos erosivos, como por exemplo, o assoreamento dos rios e contaminação das águas por agrotóxicos e fertilizantes, de modo a criar condições favoráveis ao processo de eutrofização.

RIOS VOADORES

Qual o fenômeno que acomete grandes volumes de chuva no quadrilátero entre os Andes, Cuiabá, São Paulo e Buenos Aires? Segundo a climatologia a região está localizada na extremidade de subsidência da célula de Hadley, e distal da zona equatorial onde geralmente ocorrem os maiores volumes de chuva. A chave para o fenômeno está no grande bioma. Mas como? Segundo Nobre (2018), a umidade produzida pelo Oceano Atlântico adentra o continente e a partir da chuva o ar vai se tornando mais seco. Esse é o modelo típico, mas que não corrobora com o fenômeno.

As grandes árvores da floresta possuem raízes profundas que atingem o lençol freático e promovem a evaporação pela copa das árvores. Um exemplo elucidativo seria: uma árvore com uma copa de 20m de diâmetro chega a liberar mais de 1000 litros de água em apenas um dia, a soma para toda a Amazônia chega a um volume de 20 bilhões de toneladas de água em apenas um dia. Comparado ao Rio Amazonas que colabora com 20% de toda a água doce mundial que chega aos oceanos do planeta, tem o despejo de apenas 17% no mesmo período.

Os vapores produziram uma reação que provocava a precipitação em forma de poeira, essas partículas são chamadas de aerossóis atmosféricos ou núcleos de condensação de nuvens. O que levava a floresta a produzir sua própria chuva.Constatou-se então, que a floresta além de produzir a sua própria umidade, provocou também o surgimento dos Rios Voadores , explicando o fenômeno que vai de Cuiabá a Buenos Aires, integrantes da região centro-sul da América do sul, com

AMAZÔNIA JULHO 2019