O que é transexualidade?
A transexualidade refere-se ao não reconhecimento do sexo biológico e um desejo de pertencer ao sexo oposto. Para falar de transexualidade, primeiramente é preciso entender as diferenças entre gênero e identidade de gênero.
Uma pessoa nasce, biologicamente, com um gênero, feminino ou masculino; um gênero atribuído segundo um órgão sexual e um aparelho reprodutor. Porém, nem sempre a pessoa se identifica com o gênero que ela nasceu. Por exemplo, um homem nasce biologicamente com o gênero masculino, mas se identifica como mulher. A forma como ele identifica-se é a identidade de gênero.
Também é importante falar que a
transexualidade é diferente da homossexualidade. A homossexualidade é a atração pelo gênero oposto. A transexualidade é bem mais complexa. Os transexuais podem ser gays, lésbicas, bissexuais ou pansexuais.
A atração sexual nada relaciona-se com a identidade de gênero
Tá difícil de acompanhar? Calma, pense no seguinte exemplo: Eu nasci homem mas não me sinto confortável no meu corpo masculino, sinto que sou uma mulher, mas isso nada impede de eu me sentir atraído por homens.
É complexo de entender, mas não se apavore. O importante é respeitarmos as diferenças pois somos todos iguais.
Você sabia?
A borboleta é uma das metáforas mais usadas pelo movimento transgênero. É um símbolo muito querido das pessoas transexuais. Representa a sua busca por harmonia entre corpo e expressão de gênero. Vale lembrar que esta busca não passa, necessariamente, por procedimentos médicos. Ganhar as asas significa a conquista da sua expressão de gênero em seu próprio corpo.
5
NURPHOTO VIA GETTY IMAGES
http://transliteracao.com.br/leiladumaresq/2013/01/simbologia-trans-como-uso/
POR RAFAELA MARQUES
foto e texto: transliteração
REFERÊNCIAS: