epistemicídio
brasileiro
04
RACISMO HISTÓRICO
Nos tempos antigos, entre diversos povos e culturas, as relações eram sempre de superior e inferior. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial brigavam entre si e o perdedor passava a ser cativo (inferior) do vencedor, neste caso o racismo se aproximava da xenofobia, no caso, pessoas que tinham outros costumes.
Por muito tempo o racismo permaneceu de uma forma mais xenofóbica do que racial, permanecendo escondida até a época de expansão das nações europeias.
Com o avanço das conquistas territoriais e culturais dos europeus, ainda na Idade Média não havia necessariamente o racismo da forma como manifestado no futuro, que havia era o sentimento de superioridade xenofóbico de origem religiosa. Isto ocorria devido ao poder político da igreja cristã que justificava submissão de povos conquistados de forma que os convertesse à cristandade. Porém, aqueles que não se submetiam era aplicado o castigo, que gerava sentimentos racistas por parte dos superiores e dos submetidos.