Military Review Edição Brasileira Julho-Setembro 2016 | Page 51

OPERAÇÕES DA ONU
Tropas brasileiras em cerimônia militar na UNAVEM III ( Angola 1997 ).
Foto ONU ( sem autor )
Segurança da ONU ( CSNU ) também coibiu a autorização de novas missões .
No início da década de 1990 , tanto o CSNU como o Brasil retornam com mais dinamismo às operações de manutenção da paz . A maioria das missões passou a receber mandatos multidimensionais , o que demandou maior engajamento não só de militares , como também de policiais e especialistas civis . Pressionado pela ONU , o Brasil começou a desdobrar policiais militares em Angola ( 1991 ) e Moçambique ( 1993 ), e em outras várias missões .
No início dos anos 2000 , as primeiras mulheres passaram a integrar os contingentes brasileiros das missões de paz . A pioneira foi ao Timor Leste ( 2003 ) e , até 2015 , dezenas de mulheres participam de mais 6 missões5 . O número máximo de mulheres brasileiras no terreno foi alcançado em março de 2012 , quando havia 30 militares e policiais desdobradas em diferentes missões , ao mesmo tempo . O recorde em uma única missão foi obtido na MINUSTAH , em dezembro de 2015 , quando 26 militares do segmento feminino fizeram parte do contingente brasileiro , integrando um quadro total de 983 tropas6 .
O Brasil optou por enviar seus nacionais a um maior número de missões a partir dos anos 2000 , o que será explorado na próxima seção . A partir de 2004 também aumentou exponencialmente o número de militares e policiais no terreno , graças à participação no Haiti ( MINUSTAH ). Embora o auge tenha em sido 2010- 2012 , os altos índices perduram até hoje .
Este artigo confere destaque a aspectos recorrentes que identificam padrões de comportamento do Brasil nas operações da ONU , tanto no âmbito do discurso diplomático , como principalmente no âmbito da prática militar , manifestado pela análise detalhada do desdobramento de brasileiros . Por se tratarem de macrotendências , esses elementos ultrapassam as noções de tempo e , de certa forma , dizem respeito a políticas de Estado e não apenas de governo . Os principais padrões trazidos à tona pela pesquisa são os seguintes :

• Ao todo , entre 1947 e 2015 , o Brasil enviou militares e policiais para 47 missões da ONU ;

MILITARY REVIEW Julho-Setembro 2016 49