Military Review Edição Brasileira Julho-Setembro 2016 | Page 45

COMANDO DE MISSÃO DE BRIGADA
Commander and Staff Organization and Operations ), a doutrina define o ritmo de combate como " um ciclo diário deliberado de atividades do comando , do estado-maior e da Unidade intencionado para sincronizar as operações atuais e futuras " 5 .
Com a Intenção do Comandante e o arcabouço do plano de campanha determinando a bússola , e o ciclo de seleção de objetivos fornecendo a correção de rumo , a manutenção diária do esforço da brigada foi realizada por meio de uma aderência rígida ao ritmo de combate . O documento do ritmo de combate da brigada ( gerenciado habilidosamente pelo oficial administrativo da brigada ) servia para definir o momento certo , comparecimento , insumos e produtos de cada reunião , briefing e grupo de trabalho da brigada ao longo da semana e do mês . Com mudanças e eliminações aprovadas por exceção , a aderência estrita com o ritmo de batalha me permitia , e ao meu estado-maior , manter um estudo da situação comum de forma rápida e eficiente . A aderência com o ritmo de combate fornecia previsibilidade aos meus comandantes e aos chefes seniores de SFAAT ( que sabiam quando eu precisava do seu comparecimento nas reuniões essenciais ) e garantia que a minha visualização do campo de batalha fosse compartilhada com o estado-maior e a brigada inteira . Por exemplo , nosso briefing diário de atualização da batalha , geralmente completado em 45 minutos , servia como a minha estimativa diária e atualizada de estado-maior . Mais do que apenas uma recitação dos fatos e dos números , esse briefing servia como a análise da missão para o ciclo letal de seleção de objetivos da nossa brigada — normalmente executado entre 24 e 48 horas depois com base na ordem de missões aéreas e na disponibilidade de plataformas de Inteligência , reconhecimento e observação . Essa reunião era essencial na criação de uma força ágil . O ritmo de combate fornecia o mecanismo pelo qual conseguíamos planejar e reagir às mudanças significativas de missão e de tarefas durante o nosso desdobramento .
Quando a nossa brigada recebeu a missão de transferir o seu Centro de Operações Táticas da bem estabelecida Base de Operações Avançada Salerno para um posto avançado muito menor , localizado em uma outra província ( que não tinha a infraestrutura necessária ), nosso ritmo de combate permitiu que pudéssemos planejar , preparar e executar essa mudança . Todas as reuniões , briefings e grupos de trabalho eram determinados anteriormente — o estado-maior simplesmente tinha de ajustar os assuntos e o programa para cada reunião abordar os assuntos do dia ( reconheço completamente o trabalho hercúleo de estado-maior associado a cada uma dessas operações ). Raramente foi necessário reunir para sessões especiais de planejamento para abordar a última mudança de missão . Fechar cedo as principais bases de operações avançadas , assumir várias províncias como áreas de operações adicionais , criar o novo quartel-general para um general de uma estrela — essas são , apenas , umas poucas das transições significativas que nossa brigada foi incumbida de cumprir — além de ( não em lugar de ) nosso conjunto existente de missões .
Termos de Referência , Definição de " Os Combates ", Calendário de Longo Prazo e Sistema de Gerenciamento de Conhecimento
As últimas quatro tarefas são aquelas que eu considerava essenciais para manter efetividade e sincronização operacionais ideais . Da mesma forma do que todos os meus produtos , eu tinha uma versão para a guarnição e uma outra para o desdobramento , mas elas serviam o mesmo propósito : prover definições , expectativas e normas comuns para equipar os produtos com pessoal que , quando completados devidamente e atualizados regularmente , proporcionavam valor ao estado-maior e aos comandantes .
Nosso documento dos " termos de referência " listava as posições e expectativas dos oficiais e graduados chaves dentro da brigada . Embora à primeira vista pareça tedioso , esse documento era essencial quando estávamos atarefados com o estabelecimento de um quartel-general de um general de uma estrela . Para satisfazer as exigências do novo quartel-general , éramos capazes de usar os termos de referência como um documento base e atualizá-lo eficientemente com novas posições e deveres que , anteriormente , não precisávamos preencher .
Nosso documento de organização de tarefas era semelhante a aquele que todas as unidades preparam e atualizam . Contudo , no trato com as estruturas de comando desconhecidas ou com as novas organizações , esse documento era essencial para o sucesso , conforme executávamos diversas grandes transições . Por exemplo , em certo ponto , nossa brigada era responsável pela metade de uma província em que nenhuma das nossas
MILITARY REVIEW Julho-Setembro 2016 43