Military Review Edição Brasileira Julho-Setembro 2016 | Page 22

SRSG

ASSUNTOS POLITICOS ASSUNTOS LEGAIS COM / INFO
FORCE COMMANDER

PRINCIPAL DSRSG

DSRSG

FORCA MILITAR
ADMIN
SEGURANCA
DIREITOS HUMANOS
POLICIA CIVIL INTERNACIONAL ( UNPOL )
ASSUNTOS CIVIS
ASSUNTOS HUMANITARIOS
GENDER
INFANCIA
DDR
HIV / AIDS
AGENCIAS
JUSTICA
ELEITORAL
Figura 1 – Organização da MINUSTAH
Fonte : Heleno , 2007
MINUSTAH é dirigida pelo Representante Especial do Secretário Geral da ONU ( SRSG ), o componente militar é comandado pelo Force Commander e o componente policial é chefiado pelo Police Comissioner .
Ou seja , a missão do componente militar é bem específica : “ manter um ambiente seguro ”, cabendo os demais objetivos políticos relacionados ao desenvolvimento do país e a estabilidade , ao componente civil e ao policial .
Os “ Elementos da Arte Operacional ” selecionados para a análise do “ desenho operacional ” são os seguintes : Estado Final Desejado ( EFD ), Centro de Gravidade ( CG ), Abordagem Direta e Indireta , Linhas de Esforço , Alcance Operativo , Tempo , Faseamento , Transição e Risco . Destes , será destacado o EFD que traduz a intenção política : “ garantir o ambiente seguro e estável ” 9 .
A Aplicabilidade dos Fundamentos da Teoria de Clausewitz ao Combate em Operações de Paz
A guerra é uma mera continuação da política por outros meios10 .
Os ensinamentos de Clausewitz podem ser muito mais abrangentes do que a leitura e interpretação direta dos seus preceitos . A obra “ Da Guerra ” ( 1832 ), tem acentuada percepção da realidade e da natureza do poder militar , úteis aos conflitos complexos e às operações de paz11 .
A visão política da obra de Clausewitz consta em oito livros , colocando que a estratégia militar deve consistir em uma ampla , complexa , persuasiva e transversal análise dos esforços militares , considerando as pessoas , a sociedade , a cultura , a ética e o governo12 .
No livro dois , “ Da Teoria da Guerra ”, Clausewitz mostrou a importância da análise crítica no estudo de situação , o que deveria ser continuo , principalmente durante as ações .
No terceiro livro , “ A Estratégia ”, Clausewitz definiu que a melhor estratégia deveria ser atacar o “ ponto decisivo ”. Essa afirmação pode ser interpretada em qualquer campo dimensional dos conflitos . Na concepção atual , o ponto decisivo pode estar em um elemento de valor abstrato , como o moral da força hostil13 .
No Livro Quatro , “ O Engajamento ”, analisou o “ centro de gravidade da guerra ”. Este que , em um cenário complexo , pode ser tropas , armas , território , ou uma conquista psicológica , podendo se configurar na relação das hostilidades com a população civil , vítima das atrocidades14 .
20 Julho-Setembro 2016
MILITARY REVIEW