A máquina do tempo H . G . Wells
O Estranho caso de Dr . Jekyll e Mr . Hyde Robert L . Stevenson
Leviatã Scott Westerfeld
Um viajante no tempo desenvolve uma maquina capaz de viajar até ao futuro . Quando viaja mais de 800 mil anos para a frente , descobre uma civilização paradísiaca , os Elóis , pacíficos e dóceis remanescentes dos humanos e numa aparente paz utópica . Até perceber que existe outra raça , que vive no subterrâneo , os Morlocks , servindo os Elóis de alimento para estes .
A Máquina no tempo é uma critica à socidade do tempo de Wells , finais do século XIX , um alerta para as consequências da disparidade crescente entre as classes e a exploração e miséria humana .
Em plena revolução industrial e era de avanços cientificos , conta a história de um advogado que desconfia que algo se passa quando um dos seus clientes , Dr . Jekyll , pretende alterar o seu testamento para uma pessoa desconhecida , um tal Mr . Hyde . Tudo se complica quando um terrível assassínio é prepertado por Mr . Hyde , usando a bengala de Dr . Jekyll e o advogado descobre que este criou uma poção que ao seu ingerida liberta o seu subconsciente .
Num universo alternativo , em pleno início da primeira Guerra Mundial , os germânicos lutam com máquinas de ferro a vapor , carregadas de armas , por outro lado os Britânicos lutam com bestas darwinistas resultantes do cruzamento de animais . Alek é um germânico em fuga , munido de uma máquina chamada Marchador e uma tripulação leal . O seu caminho cruza-se com Deryn , uma rapariga do povo disfarçada de rapaz para assim poder alistar-se , a bordo de um leviatã , um dirigível .