Viemos falar com a Sílvia Ferreira, ela tem 31 anos e vive no Porto. Dedica-se a criar de raiz roupas Steampunk. Tem uma loja online, chamada de SkyPirate Creations, no Etsy e no Bigcartel. Venham conhecê-la!
Como surgiu o Steampunk na tua vida?
O Steampunk surgiu na minha vida em 2008, quando vi umas ilustrações da Megan Balanck sobre“ Goth Stereotypes”. Entre eles estava o Steampunk e a descrição do que era. A partir daí fascinei-me com o estilo e comecei a juntar peças de roupa e acessórios.
Como começou esta ideia de vender as roupas que fazes e todo o negócio?
Sempre soube que queria ser artista, mas
andava meio perdida. Após ter feito algumas sessões fotográficas e acessórios para meets e convenções em Portugal, começaram a surgir pedidos de amigos próximos para eu fazer acessórios para os fatos deles, e os mesmos também deram a ideia de começar a vender as minhas criações. Eventualmente em Outubro de 2012 ganhei coragem, criei a pagina no Facebook e coloquei alguns artigos no Ebay.
As roupas que vendes, são maioritariamente para que fim?
A maioria das coisas que vendo são para cosplay ou para complementar guarda-roupa Steampunk. Há pouco tempo fiz alterações na loja e comecei a fazer mais roupa, já tenho clientes que também usam no dia-a-dia ou por motivos médicos! Verdade!
Médicos? Explica-nos melhor...
As coleiras posturais que faço servem também como coleiras cervicais, usadas por pessoas com problemas de coluna que precisam de usá-las no dia-a-dia e procuram algo mais bonito e original.
Fantástico! E quem são os teus seguidores? São portugueses ou a maior parte de fora?
Surpreendentemente tenho bastantes seguidores portugueses, mas a maioria são estrangeiros, mais precisamente dos Estados Unidos.
Os teus fatos são feitos de raiz por ti. Já sabias costurar ou aprendeste para pôr em prática o que imaginavas?
Comecei a costurar, entre aspas, quando era pequena. Não tinha propriamente brinquedos, venho de uma família muito pobre e comecei a fazer bonecos com tecido,