MedSaúde volume 1 | Page 19

E assim, a caminhada encerrou-se. Os alunos se mantiveram muito animados com o resultado, que foi além do esperado, e, com a aderência da comunidade. Com isso, ficaram com uma expectativa de que essa caminhada seja só a primeira e que se mantenha todos os anos, para o incentivo e a demonstração à população da necessidade da realização de qualquer atividade física, não só para prevenir a hipertensão, mas de diversas outras doenças, ajudando na manutenção de uma boa saúde.

CONTEXTO NO QUAL OCORREU A VIVÊNCIA:

A iniciativa de criar a Primeira Caminhada de Saúde do Bairro Morada dos Pássaros, pelos alunos do Terceiro Período do curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho, surgiu através do módulo de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC), por meio do Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS), com o intuito de estimular a prática regular de atividade física pelos moradores desse bairro.

Com o levantamento feito pelos estudantes de medicina na comunidade, no Primeiro Semestre do ano de 2016, foi constatado que a Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS) é o principal problema de saúde do Bairro Morada dos Pássaros. Logo, uma das medidas propostas por esses alunos, foi implantar a primeira caminhada, como um estímulo para que os moradores possam seguir, regularmente, com essa prática, prevenindo novos casos de HAS e evitando possíveis complicações.

Procedimentos

A proposta de ação que foi escolhida pela equipe foi elaboração de uma caminhada com a população advinda do bairro Morada dos Pássaros, tendo como motivação inicial para tal a necessidade de conscientizar a população de hipertensos sobre a importância da pratica de exercícios físicos, bem como influenciar diretamente na atitude da população dando o primeiro passo com a caminhada e relatando a importância de que tal ação fosse continua.

Inicialmente, para contemplarmos esta ação traçamos vários objetivos, como planejar o circuito, organizar a infraestrutura a exemplo do carro de som, confecção de panfletos em forma de leques, disponibilizar água aos participantes, verificar a disponibilidade da educadora física para que esta ministrasse uma palestra, dentre outros. Todos esses objetivos foram distribuídos de forma equilibrada para os componentes do grupo.

Em todo o planejamento e aplicação da ação houve facilidades e dificuldades, e aprendemos a confiar no trabalho do outro e a planejar com antecedência verificando as reais necessidades e disponibilidades de forma préevia. Também aprendemos a não desanimar caso algo saia do planejado, pois sempre há outra opção.

Durante os fatos relacionados à ação, vivenciamos sentimentos como felicidade, euforia, incerteza e no momento da ação podemos perceber uma grande sensação de dever cumprido.

Na comunidade do bairro Morada dos Pássaros houve uma grande repercussão, aproximadamente 50 pessoas participaram da caminhada, porém houve uma grande multiplicação das informações e conscientização por parte desses participantes sendo que nossa ação chegou a ser publicada em um blog. Podemos perceber que houve uma grande satisfação por parte dos participantes e esperamos que estes deem continuidade a ação. >