Muitas são as divergências quanto a época e a origem real da contabilidade, porém todas chegaram a um ponto comum, consideram-na como uma das profissões mais antigas e importantes para um sistema econômico em constante evolução.
Com o passar dos anos pode-se perceber os períodos que marcaram uma trajetória evolutiva da contabilidade e como principal o surgimento da aritmética – em 1494 com a obra de Luca Pacioli apresentando os fundamentos aritméticos e contribuindo para o desenvolvimento do método das partidas dobradas (relação de débito e crédito) e que revolucionou a mensuração, escrituração e o pensamento contábil.
Logo o profissional que trabalha com contabilidade, contador, que realiza muitos cálculos matemáticos em operações diversas, usa muito a aritmética, tanto em folhas de pagamento como cálculos trabalhistas e determinação de valores de impostos, desta forma elaborando o balanço comercial das empresas. Portanto é a aritmética que possibilita a você trabalhador, ganhar todo mês o salário certinho planejado por um contador.