tl ~ O M ~ RINHO:
UiM PROBLEMA GLOBAL
o QUE É O LIXO MARINHO?
o lixo marinho pode ser definido como qualquer material duradouro, fabricado ou processado, que é descartado, eliminado ou abandonado na costa ou no mar. Resulta da eliminação acidental ou intencional de re ~ íduos no mar, mas também pode ser transportado de terra pelo vento ou arrastado pela água, através dos rios ou da chuva. Pode ser visível, quase impercetível ou mesmo invisível a olho nu.
PORQU ~ É O LIXO MARINHO UM PROBlEMA1
• É uma amli! aça para a vida selvagem e ecossistemas: o lixo mata ou causa sofrimento a mamíferos marinhos, répteis, peixes e aves marinhas, que nele ficam presos nele ou o confundem com alimento.
• É uma ameaça para a saúde humana e qualidade de vida: o lixo no mar e na praia pode causar, entre outros, ferimentos e danos graves.
Pode causar: a bioacumulação de poluentes e toxinas: Quaisquer toxinas libertadas do lixo podem acumular-se num organismo e passar de um organismo para outro através da cadeia alimentar.
• Viaja grandes distâncias: o lixo viaja com as correntes marítimas, ondas, vento e águas da chuva e pode ser encontrado em locais muito distantes da sua origem. Frequentemente, organismos de locais distantes são transportados pelo lixo marinho e podem afetar o equilíbrio das espécies nativas.
.. Dura muito tempo: Uma simples garrafa de plástico apresenta uma ameaça para a vida marinha e para o Homem durante várias centenas de anos, o período de tempo que leva a degradar-se no mar.
É difícil de controlar: t quase impossível prever e acompanhar a rota e o destino de um item de lixo marinho: a sua origem, o que aconteceu durante o percurso e porque acabou no local onde está.
• longe da vista, fora do alcance: o microlixo é invisível devido à sua pequena dimensão. O macrolixo, mais pesado, está no fundo do mar, longe da vista. Ambos são praticamente impossíveis de remover.
ONDE ESTÁ O LIXO MARINHO?
o lixo marinho encontra-se em todos os mares e zonas costeiras do mundo: pode estar abandonado na costa, a flutuar na água desde a superfície até ao fundo do mar, ou até mesmo em ambientes aparentemente intocados, longe da presença humana, como no Artico, Antártida e no meio( lo oceano.