gÊnero e identidade de gênero
01
Muitas pessoas confudem a denominação entre gênero e identidade de gênero. Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o feminino. Distinto de identidade de gênero, que representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
Segundo o livro, "Para educar crianças feministas - um manifesto" da Chimamanda Ngozi Adiche, a ideia do feminino como rosa e do masculino como azul, é insensata. E também, as seções de roupas e brinquedos tornam-se algo muito restrito. Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários. O transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento.
O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Os indivíduos não-binários ultrapassam os papeis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".
Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionada com orientação sexual. Uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino), por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual - homossexual, bissexual, heterossexual, assexual..
O termo "gênero" é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres. Deste modo, a identidade de gênero, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero (homem, mulher, ambos ou nenhum). A orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.