Foi-se o tempo em que o sistema “ pesque e pague ” era febre . A prática de levar o peixe pra casa deu lugar a preservação ambiental . Desde então , os estabelecimentos adotaram a pesca esportiva e passaram a ser chamados de pesqueiros .
UM LOCAL DE PESCA , AÇÃO E AMIZADE
No Brasil , os pesqueiros estão concentrados , principalmente , nas regiões metropolitanas , e são muito procurados por grupo de amigos e famílias que buscam por destinos acessíveis , mas sem perder a emoção de fisgar valentes espécies .
A opção tem um ótimo custo benefício já que , por exemplo , dispensa o aluguel de embarcações . Em contrapartida , os pesqueiros contam com lagos incríveis habitados por piraras , tambacus , dourados , entre tantos outros peixes . São Paulo é o estado com o maior número de opções , seguido por Goiás , que também se destaca por ser outro ponto com um número expressivo de ofertas . Seja no Oiapoque ou no Chuí , o importante é procurar por pesqueiros conscientes para a prática da pesca esportiva .
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Os pesqueiros fazem uso do meio ambiente , portanto , devem ser licenciados pelos órgãos competentes de seus estados . Cada lugar tem uma regra específica que varia de acordo com a fauna e flora locais predominantes .
Antes de qualquer coisa , todo projeto deve contar com uma avaliação dos impactos que irá gerar . A partir desses dados , os órgãos competentes propõem uma compensação ambiental , e assim emitem licenças específicas conforme atividade ou tamanho do projeto em questão .
Os pesqueiros ainda precisam estar vinculados a uma área de proteção permanente ( APP ), pois a água é considerada um recurso escasso . Todo empreendimento deve ser projetado e utilizado de forma que não cause
164 Mapa da Pesca Edição 2017 - 2018