- 26-
Também devemos introduzir as datas de início e final da competição, imprescindíveis, por ex. para gerar, posteriormente, ronda a ronda, os arquivos(. pgn)
1.02- Preenchimento dos campos:
O preenchimento da maioria dos campos é intuitivo. Na criação de um torneio em sistema suíço é necessário indicar o n º de rondas, enquanto nos torneios em poule( round-robin) não é necessário especificar este pârametro, já que é o próprio programa que calcula em função do n º de jogadores. A função“ Replay”( n º de voltas) não se usa no sistema suíço mas pode ser utilizado no sistema de poule( round-robin) a mais de uma volta. A ordenação dos jogadores faz-se através do comando( Sorting / Display) escolhendo uma das 3 opções oferecidas. Optando-se pelo Elo Internacional, quando os jogadores têm o mesmo rating FIDE, o programa dará prioridade ao que tenha melhor título e em caso de igualdade o que tiver melhor Elo nacional( apenas como 3 ª opção).
1.03- Definição dos Desempates“ Tie-breakes”:
Aparecem vários critérios de desempate já pré-definidos consoante o tipo de torneio. Aconselha-se escolher a opção“ Specials” o que permitirá seleccionar os critérios apropriados ao regulamento da prova. Abre-se, agora, um quadro que mostra, na metade superior, todos os desempates possíveis, permitindo seleccionar até um máximo de 5 critérios que ficarão visíveis na parte inferior da caixa de diálogo. Esta definição de critérios de desempate é muito importante porque a classificação final será determinada pela sua ordem.
Nota: Actualmente, existem cerca de 50 critérios de desempate nos formulários dos torneios. Neste caso( Suíço Individual), normalmente aplicam-se os seguintes critérios: [ 11- Confronto directo; [ 37-Buchholz( Variável); [ 8-Progressivo / Desempate Fide cumulativo; [ 12 ]- O maior n º de vitórias;[ 5 ]- Introdução manual no campo « Rank Cor »( Ver Apêndice – págs. 63 a 67)