- 18 -
A opção “ Exclude player ” é especialmente útil para gerir torneios longos em que é permitido aos jogadores escolherem um número determinado de “ Byes ”, por opção . Desta forma evitamse faltas desnecessárias .
É possível listar uma tabela com todos os “ Byes ” solicitados pelos jogadores sendo conveniente publicar na sala do torneio para efeitos de consulta . Para se obter esta lista acede-se ao comando { Info / Bye }
Os regulamentos assinalam que os “ Byes ” devem ser pedidos no início do torneio e evitados nas duas últimas rondas . Se , por ex ., um jogador indicar , no início do torneio , que não vai jogar na 5 ª ronda , não é necessário esperar nem nos preocuparmos com o emparceiramento dessa ronda para o retirarmos nem nos preocuparmos com a sua inclusão / reactivação para a 6 ª ronda como se tem de fazer noutros programas , bastando desactivar no início do torneio a respectiva célula correspondente à 5 ª sessão . Importante : Todos os jogadores não emparceirados por opção própria recebem , por defeito , zero pontos não lhe sendo atribuida qualquer cor . Para se atribuir outro resultado , por ex . ½ pt ., é imperioso activar no Menú “ Other ” da Caixa de Configuração do torneio ( TUR ) a célula para introdução de resultados dos “ Excluded players ”. Activando-se esta célula , ao introduzir os resultados , ronda a ronda , teremos de introduzir também a pontuação para os jogadores excluídos / não emparceirados . Aliás , o programa não permite efectuar o emparceiramento da ronda seguinte dando uma mensagem de alerta “ Missing results / Resultados em falta ”. O programa atribui automaticamente a pontuação dos jogadores com “ Bye forçado ” que resultam do facto do jogador não ter sido emparceirado pelo facto de existir um n º ímpar de jogadores para essa sessão . Esta condição é assinalada logo à partida aquando da configuração do torneio através da caixa [ TUR ]. Se for o caso de um “ Bye por opção do jogador ” deve-se atribuir a pontuação que constar no regulamento da prova que , habitualmente , é de ½ pt . Tratando-se de um jogador eliminado da prova deverá ser atribuído zero pontos . Nestes casos , convém ter claro que tipo de jogador é cada qual já que o programa não distingue .
Com a opção “ Pairing / Continue Player ” a exclusão é cancelada e o jogador é reactivado podendo continuar a jogar .
Nota : na caixa de diálogo , as rondas já jogadas aparecem em tom acizentado não podendo ser modificadas .
No caso de existir um n º ímpar de participantes , o jogador “ Bye ” é determinado automaticamente pelo programa . Contudo , existe a possibilidade de colocá-lo de forma manual recorrendo ao comando ( Pairings / Give Player Bye ).
Importante : é da sua responsabilidade introduzir “ Byes ” manualmente . O único controlo e a única informação dada pelo programa é a de já ter existido um “ Bye ” anteriormente .
Com o comando “ Forbidden Pairings ” pode-se impedir emparceiramentos não desejados .