Magazine "FUTURO ESPAV SUSTENTÁVEL" 1ª Edição; 1º Volume | Page 5

AROMATIZAR COM CIÊNCIA

BIOGRAFIA VERDE

PERFUME BioESPAV

Vamos criar um EcoPARQUE para proteger a biodiversidade, estudar e classificar as plantas e animais existentes, criar o trilho das BioDescobertas, um percurso de identificação e um herbário. Está, também prevista a proteção da nossa planta ex-libris, Ophrys apifera, e a criação de um produto perfumado com os aromas das nossas plantas.

As plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM), processadas ou não, têm sido utilizadas, em Portugal, com um crescente interesse e procura. Estas plantas que apresentam um enorme valor ornamental também são portadoras de muitas propriedades biológicas, responsáveis pelas suas múltiplas aplicações: terapêuticas, alimentares, cosmética e perfumes e outras aplicações industriais.

Estas plantas, ricas em componentes aromáticos (ou voláteis), podem ser processadas de modo a serem extraídas, por diferentes processos, os óleos essenciais ou essências. Os óleos essenciais são misturas complexas de compostos de natureza química diversa, que podem ser isoladas de muitas PAM, com recurso a metodologias específicas, como por exemplo a destilação.

5