Quando o rei comunicou ao Secretário Palafox sua intenção, recebeu uma resposta até ríspida do seu funcionário, que demonstrou profunda repugnância com a fabulação real. Os demais monarcas sabiam que não haviam princesas em Rezervovat, argumentava o Secretário, caso as intenções do rei se tornassem públicas, seria o fim do seu reinado e do domínio de sua descendência sobre aquelas terras. Era arriscar em demasia! Enganar a todo um continente não era política externa recomendável! Violava os preceitos morais entre as casas reais e seria visto como um atentado imperdoável ao Direito Internacional.
O plano do rei, contudo, era prolixo. Não se tratava apenas de apresentar uma cortesã em trajes de realeza à nobiliarquia vizinha. A sutileza, sabia Mindlin, é o trunfo mais contundente nos jogos de conquista, e a beleza pungente de sua súdita feita filha não seria divulgada aos quatro cantos da terra. Primeiro, brotariam rumores de que em Rezervovat, o zeloso rei mantinha uma filha – Suzana – em sigilo. A menina teria, na infância, sofrido assédios de incontáveis pretendentes, o que teria levado seu pai a acessos incontroláveis de ciúmes, retendo a filha longe dos olhos predadores dos machos do reino.
O primeiro passo do ardiloso projeto de Mindlin foi fazer com que o Secretário Palafox mandasse uma circular a todas as representações diplomáticas que Rezervovat mantinha no exterior. A mensagem dizia apenas:
“ Diante de infundados rumores que têm circulado nos corredores obscuros da sociedade internacional, com relação a uma possível descendência feminina de Sua Majestade El Rei Mindlin Augusto Cipriano Král de Kniha, ordena-se aos leias membros do Corpo Diplomático que neguem com veemência toda e qualquer consideração que ateste contra a veracidade dos fatos, e que possa vir a ameaçar a paz entre Rezervovat e outros Estados soberanos. Exige-se, sempre, o mais alto grau de discrição com relação a este assunto, a fim de conter os rumores para que não cheguem aos ouvidos de quem ainda não esteve em contato com eles, no intuito de minimizar os estragos realizados.”
Como os diplomatas de Mindlin bem sabiam que não havia filha alguma, leram a nota com extrema seriedade, afinal, boatos, quando não combatidos, toram-se verdades, e podem servir a interesses externos, como a quem conspiração para desestabilizar a sucessão real de um reino.
A ação diplomática de-
25
Joaquim Mure © 2017