para estas questões importantes dentro da literatura jovem, por mais que ainda vivamos em um país retrogrado no que se diz respeito aos padrões impostos. E foi com isso que a literatura nacional passou a abraçar a diversidade e andar de mãos dadas com ela.
Escritoras como Larissa Siriani (Amor Plus Size e Princesas GPower) e Thati Machado (Poder Extra G, Singular, Princesas GPower e Com Outros Olhos) dão show em representatividade dentro e fora da literatura, relatando as dificuldades e preconceitos que mulheres gordas sofrem e, ao mesmo tempo, passam uma lição de empoderamento feminino sem igual. Já quando pensamos em diversidade sexual e racial, o primeiro nome que me vem à cabeça é Olívia Pilar, autora do conto Entre Estantes, que também lida maravilhosamente bem com a figura da mulher na sociedade brasileira.
A galera LGBTT* vem sendo cada vez mais representada na literatura jovem, tanto por autores internacionais (Becky Albertalli, Adam Silvera, Christina Lauren, entre outros), como na
autores internacionais (Becky Albertalli, Adam Silvera, Christina Lauren, entre outros), como na literatura nacional (Solaine Chioro, Vitor Martins, Victor Lopes, Franklin Teixeira, Henri B. Neto, entre outros). E eu fico extremamente feliz por fazer parte deste movimento que está crescendo a cada dia que passa, da maneira como deve ser feita.
Como estou sempre de olho nas redes sociais ligadas à literatura, também vejo bastante gente nova surgindo, se arriscando e querendo, de certa forma, dar espaço para a diversidade. Isso é muito importante, mas também é preciso entender que a validade de uma representação acaba caindo por terra quando ela é estereotipada e incorreta. Então quero pedir, do fundo do meu coração: façam pesquisas, vivam ao máximo o que estão escrevendo. Qualquer falsa representação pode colocar em risco toda uma luta.
(...) mas também é preciso entender que a validade de uma representação acaba caindo por terra quando ela é estereotipada e incorreta. Então quero pedir, do fundo do meu coração: façam pesquisas, vivam ao máximo o que estão escrevendo. Qualquer falsa representação pode colocar em risco toda uma luta."
Quer ver algum tema em especial?
Mande sua sugestão para o e-mail [email protected]
7