i amigos, estava pensando sobre qual filme falar neste mês. Pesquisei sobre os filmes que foram lançados em 2008 e estão completando 10 anos. Tem Homem de Aço que deu início ao Universo Marvel que conhecemos hoje e o primeiro Batman da trilogia dirigida pelo ótimo Christopher Nolan. Mas, neste processo, me deparei revendo Mentes Perigosas.
Mentes Perigosas é um drama biográfico de 1995 que conta a história de LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer). Ela é uma ex-oficial da marinha que abandona a vida militar após o divórcio para realizar o sonho de ser professora de inglês. Só que ela é designada para lecionar em uma sala cheia de jovens com pouca ou nenhuma habilidade educacional e precisa usar métodos poucos ortodoxos como ensinar Karatê e usar as músicas de Bob Dylan.
Mentes Perigosas
(Dangerous Minds, EUA, 1995)
O
Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela se depara com uma realidade bem diferentes da sua. Será que sua determinação é suficiente para tirar esses jovens das ruas e dar um futuro melhor para eles?
Muitos filmes atuais se destacaram por discutir o preconceito e fazer a inclusão das minorias, como Moonlight: Sob a Luz do Luar e A Forma da Água, ambos vencedores do Oscar de Melhor Filme. Vale lembrar que Mentes Perigosas foi lançado há 23 anos e já debatia esses temas que, infelizmente, continuam tão atuais nos EUA devido ao posicionamento preconceituoso do presidente Truman.
Eu não irei para baixo da terra,
Porque alguém me diz que a morte está chegando.
E eu não traçarei minha vida para a morte,
Quando eu for para meu túmulo, será de cabeça erguida.