Lê e ler 7ª edição | Page 22

Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

Clarice lispector

um pouco sobre a história da escritora e jornalista brasileira que foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX

larice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Sua família emigrou para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió - AL.

Em 1925 muda-se para Recife, onde passou sua infância. Ficou órfã de mãe aos nove anos. Estudou inglês e francês. Em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro.

Em 1943 forma-se em Direito e casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Foi nesse ano também que estreou na literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem", onde retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência e teve foi bem recebido pela crítica, recebendo o Prêmio Graça Aranha.

Por acompanhar seu marido em viagens, Clarice trabalhou como voluntária de assistente de enfermagem no hospital da Força Expedicionária Brasileira e acabou morando na Inglaterra, Estados Unidos e Suíça.

Em 1959 Clarice se separa do marido e retorna ao Rio de Janeiro, já acompanhada de seus dois filhos.

C

Em 1966 Clarice Lispector sofre várias queimaduras no corpo e na mão direita, depois de dormir com um cigarro aceso. Precisou passar por cirurgias e acabou vivendo mais isolada, mas sempre escrevendo Em 1969 já tinha perto de doze volumes publicados. Recebeu o prêmio do X Concurso Literário Nacional de Brasília.

Foi em 1977 Clarice Lispector escreveu "Hora da Estrela". O livro ganhou até uma versão cinematográfica dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília.

Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.