Livros Reunidos ao seu nome | Page 90

88 A Dependência Espiritual de uma Igreja Local
que homens capacitados sejam levantados dentro da igreja local .
Todos têm um dom ? Há pelo menos quatro dons que todos os cristãos podem ter . Há o dom de socorros ( 1 Coríntios 12:28 ). Conhecemos muitos amados cristãos em quem esse dom se sobressai . Temos o dom de mostrar misericórdia ( Romanos 12:8 ), e esse é , certamente , um dom da graça de Deus . Temos o dom de servir aos outros ( Romanos 12:7 ) e o dom de repartir ( Romanos 12:8 ). Não negligenciar esses dons é uma exortação oportuna .
A palavra de Deus e um pouco de experiência na obra de Deus têm nos ensinado que nenhum homem pode julgar o seu próprio dom . Um homem que tem um dom para ser usado para a bênção do povo de Deus não vai precisar convidar-se a si mesmo para pregar , ele será convidado por anciãos responsáveis e incentivado a ministrar aos santos . “ E falem dois ou três profetas , e os outros julguem ” ( 1 Coríntios 14:29 ), isto é , outros do mesmo tipo . A prática aplicada ao funcionamento do dom de profecia se aplica hoje ao funcionamento de qualquer dom que é para a edificação da igreja local . É a edificação que é o tema principal desse capítulo . Um bom irmão que está tentando fazer um trabalho para o qual ele não tem capacitação divina cria um grande problema para os cristãos , pois muito poucos vão querer ser ríspidos com um bom irmão .
É em 1 Coríntios 14 que aprendemos muito sobre a ordem das reuniões e como os dons funcionam por meio do controle e do poder do Espírito Santo . Eu acho muito tocante que , em Corinto , os irmãos se reuniam no nome do Senhor Jesus , e suas reuniões tinham três ingredientes . Eles cantavam com o espírito e com o entendimento , eles oravam da mesma forma , e eles ouviam o ministério da Palavra de Deus que os edificaria ( versículo 15 ). Pelo menos é isto que deveriam estar fazendo . Isto não nos é estranho , pois ainda continuamos com a mesma prática .
“ Cada um administre aos outros o dom como o recebeu , como bons despenseiros da multiforme graça de Deus . Se alguém falar , fale segundo as palavras de Deus ; se alguém administrar , administre segundo o poder que Deus dá , para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo , a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre . Amém !” ( 1 Pedro 4:10,11 )