Livros Reunidos ao seu nome | Page 86

84 A Dependência Espiritual de uma Igreja Local
momento . Ele não lia das Escrituras , mas falava as palavras de Deus . Os dons de sabedoria e ciência eram semelhantes . Nos nossos dias , nós nos voltamos à Palavra escrita para encontrar as respostas às perguntas e aos problemas , mas estas primeiras igrejas locais se voltavam a homens com os dons de sabedoria e ciência . Entretanto , nesses três dons , não havia uma revelação completa da mente de Deus . Era em parte , isto é , uma revelação parcial da Sua mente . Era adequada à necessidade do momento , mas palavras novas eram necessárias para cada ocasião . Quando a revelação completa da vontade de Deus foi dada na Sua Palavra escrita , tal sabedoria e tal ciência parciais e as palavras dos profetas se tornaram desnecessárias e cessaram ( 1 Coríntios 13:8- 10 ). Este é o significado literal das palavras : “ Porque , em parte , conhecemos e , em parte , profetizamos . Mas , quando vier o que é perfeito ( completo ), então , o que o é em parte será aniquilado ”. Se tivesse sido da Sua vontade , Deus poderia ter continuado com esse tipo de comunicação , mas foi da Sua vontade que algo melhor fosse dado – Sua revelação completa nas Escrituras da verdade .
Em segundo lugar , os dons dados como sinais eram inferiores porque pertenciam ao período da infância das igrejas . Paulo deixou isso claro quando escreveu acerca desses dons : “ Quando eu era menino ( uma criança de colo ), falava como menino , sentia como menino , discorria como menino , mas , logo que cheguei a ser homem , acabei com as coisas de menino ” ( 1 Coríntios 13:11 ). A NVI deixa isto ainda mais claro ao dizer : “ quando me tornei homem , deixei para trás as coisas de menino ”. Não é um sinal de espiritualidade avançada desejar dons dados como sinais , ou professar possuilos , mas é um sinal de infantilidade .
Há aqueles que discordam desta interpretação de 1 Coríntios 13 , e dizem que a linguagem do versículo 12 se refere aos céus e à glória futura . Mesmo que esse versículo tenha uma interpretação futura , isto não diminui a importância do que foi escrito acima . No versículo 11 , Paulo usa linguagem relacionada ao presente , “ logo que cheguei a ser homem ”, mas , no versículo 12 ele parece estar falando do futuro quando diz “ então , conhecerei ”. As razões para isto parecem ser bem claras . A revelação completa da mente de Deus na Sua Palavra é um avanço maravilhoso sobre a palavra parcial dos profetas e o conhecimento parcial do dom da ciência , mas há também algo futuro que é ainda muito melhor , quando eu trocar a terra pela glória e estiver na Sua presença e então “ Conhecerei como também sou conhecido ” ( versículo 12 ).