A Dependência Espiritual de uma Igreja Local
81
deveria ser um ensinador talentoso , ele o teria dito claramente . As palavras que ele usa indicam uma prontidão para ensinar quando necessário , ou uma habilidade para reconhecer a necessidade de ensino e uma prontidão para satisfazer esta necessidade . Isto pode ser em particular , em reuniões da igreja local , e eu sugeriria que muitos presbíteros veem a necessidade e a suprem , convidando ensinadores capacitados para visitar a igreja local . Isto encaixa na descrição “ amigo do bem ” ou , como diz a versão inglesa , “ amigo de homens bons ” ( Tito 1:8 ).
“ Que governe bem a sua própria casa ” ( versículo 4 ), se refere ao tempo quando os filhos estão sob seus cuidados . Depois de crescerem e saírem de casa , eles não são mais parte do lar sobre o qual ele governa .
Uma frase longa , na passagem em Tito , é muito importante : “ Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus , não soberbo , nem iracundo , nem dado ao vinho , nem espancador , nem cobiçoso de torpe ganância ; mas dado à hospitalidade , amigo do bem , moderado , justo , santo , temperante , retendo firme a fiel palavra , que é conforme a doutrina , para que seja poderoso , tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes ” ( Tito 1:7-9 ). Que descrição ! No entanto , eu conheço vários homens que preenchem estes requisitos . Graças a Deus por tais homens de Deus .
A autoridade dos presbíteros não reside neles mesmos como homens , mas na Palavra de Deus demonstrada nas suas vidas e ensinada por eles ( Hebreus 13:7,8 ; 1 Pedro 5:1-4 ).
As funções dos presbíteros são descritas para nós das seguintes maneiras : eles governam para Deus na igreja local onde o Espírito Santo os colocou ; não existe um presbítero regional ( 1 Timóteo 3:4,5 ; 5:17 ; 1 Tessalonicenses 5:12 ). Eles são guias espirituais ( Hebreus 13:7 ); eles são pastores ( 1 Pedro 5:1-4 ) e eles não devem fazer nada por parcialidade ( 1 Timóteo 5:21 ).
As Escrituras têm muito a dizer sobre a atitude dos cristãos em relação aos presbíteros . Eles devem ser reconhecidos ( 1 Tessalonicenses 5:12 ; 1 Coríntios 16:18 ), estimados ( 1 Tessalonicenses 5:13 ), obedecidos ( Hebreus 13:17 ), e os cristãos devem se submeter a eles ( 1 Coríntios 16:15,16 ). Eles nunca são eleitos por voto popular , pois é impossível criar um presbítero por atos humanos . Entretanto , a palavra usada em Tito 1:5 deixa claro que os homens que tinham as qualificações e estavam