Uma Devoção Sincera
65
Jerusalém . O primeiro partir do pão seria ali ; no entanto , não seria em Jerusalém que os homens adorariam ? Onde então ? No santuário espiritual . “ A hora vem , e agora é , em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade , porque o Pai procura a tais que assim o adorem . Deus é Espírito , e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade .” ( João 4:23,24 ) Aqui temos uma verdade tão profunda e , no entanto , ela está ao alcance de uma alma recém-salva !
O santuário terrestre de Israel era uma figura de Cristo . Era incompleto e somente uma sombra da grande realidade que havia de vir . Tudo o que estava relacionado a ele era terreno , para um povo terreno . Possuía beleza e glória que se relacionavam com a terra . Era atraente à visão , à audição , ao olfato e ao tato , mas tudo foi removido , pois Cristo veio . Nós , agora , com confiança , podemos entrar no verdadeiro santuário espiritual do qual o outro terrestre era apenas uma representação terrena . Podemos adorar o Deus vivo em espírito e em verdade , à parte de auxílios temporais ou formalismos . Como um sacerdócio neotestamentário , entramos além do véu , no verdadeiro santuário espiritual para oferecer nossos sacrifícios espirituais a Deus . “ Portanto , ofereçamos sempre , por ele , a Deus sacrifício de louvor , isto é , o fruto dos lábios que confessam o seu nome .” ( Hebreus 13:15 )
Em tudo o que temos escrito sobre a adoração espiritual do sacerdócio do Novo Testamento , temos enfatizado que nada da Terra pode ser de ajuda à adoração espiritual . No entanto , há , pelo menos , cinco elementos da prática da igreja local que são de natureza física . As primeiras duas estão relacionadas a Senhorio . Sem dúvida o cabelo crescido e um véu sobre a cabeça das irmãs são elementos físicos ( 1 Coríntios 11:1-16 ). O terceiro está relacionado ao batismo . Obviamente , a água é um elemento físico . Os últimos dois estão relacionados ao partir do pão , pois o pão e o cálice são elementos físicos . É muito duvidoso que o cabelo , um véu , água , pão ou vinho possam ser chamados de auxílios à adoração espiritual . Entretanto , o ponto principal sobre essas coisas físicas é que elas foram escolhidas pelo próprio Senhor . Este é o Seu plano e , como Senhor das igrejas , Ele certamente tem o direito de exercer o Seu Senhorio . Quão diferente é quando os homens introduzem coisas que não têm nenhuma autoridade do Senhor . Mesmo nesses elementos físicos escolhidos pelo Senhor temos um grande contraste com as formas e rituais do judaísmo .