Livros Reunidos ao seu nome | Page 166

164 Disciplina na Igreja Local
interpretação de Mateus 18:15-20 . Mostrando o devido respeito para com aqueles que diferem na sua interpretação dessa passagem , eu entendo que os versículos 17 e 18 de Mateus 18 ensinam excomunhão . Alguns dizem que isso poderia ser usado por homens vingativos para “ se livrar de alguns ”. Seja o que for que poderia ser dito sobre a possibilidade de líderes professos se rebaixarem a tal ponto de depravação , certamente devemos , com toda a honestidade , examinar as palavras do nosso Senhor no seu contexto .
Uma falha foi cometida por um homem contra seu irmão ( versículo 15 ). A solução completa do caso é dada pelo Senhor nesse versículo . Aquele que foi ofendido deve ir sozinho ao que pecou contra ele e falar-lhe face a face da sua falta , em particular , sem antes ter contado o fato a meio mundo . Se uma confissão for feita , o assunto está resolvido . Um pouco de humildade resolve muito . Esta recuperação deve ser ligada à recuperação da ovelha que se extraviou ( versículos 12-14 ).
“ Mas se não te ouvir ...” ( versículo 16 ) Agora chega a hora de incluir mais um ou dois , ficando assim um total de dois ou três cientes do problema . O Senhor não diz : dois ou três presbíteros da igreja local , por razões óbvias . Os únicos presbíteros conhecidos naquele tempo eram os anciãos judeus , e o que temos aqui tem em vista os dias quando o Senhor estivesse ausente e as igrejas existiriam , com um presbitério reconhecido em cada uma delas . Somente um homem tolo não levaria consigo homens de confiança , em quem ele e a igreja pudessem confiar , em outras palavras , presbíteros . Se algum leitor tem dificuldade em entender que aqui se trata de presbíteros , será necessário concordar quando chegamos ao versículo 17 , pois não é possível pensar nesse assunto sendo tratado na igreja local sem o funcionamento correto e bíblico do presbitério .
Duas ou três testemunhas não conseguem fazer o homem confessar a sua falha . Vamos deixar bem claro que o Senhor já afirmara , no versículo 15 , que o homem era culpado de transgredir contra seu irmão . Os presbíteros , muitas vezes , são envolvidos em problemas onde não há uma palavra direta por parte do Senhor , e depois de ouvir , cuidadosamente , os dois lados da história , ficam convencidos de que nenhum pecado foi cometido , ou talvez que ambos os lados são culpados . Homens sábios irão agir com muita cautela quando há alguma dúvida .