15
Mulheres Piedosas das Primeiras Igrejas Locais
A . Mulheres no livro de Atos
O maravilhoso livro que registra a comissão dada pelo Senhor
aos apóstolos , o nascimento da igreja , a implantação da primeira igreja local em Jerusalém e o avanço do evangelho pela Judeia , Samaria e até os confins do Império Romano , começa com homens e mulheres no cenáculo . Temos alguns motivos para crer que esse cenáculo estava na casa de Maria , mãe de João Marcos . As mulheres presentes naquele cenáculo perseveravam em oração com os apóstolos ( Atos 1:14 ); mas , quando Pedro falou da necessidade de escolher um apóstolo para preencher a lacuna deixada entre os doze , ele se dirigiu aos homens que estavam presentes ( versículos 15 e 16 ). Isso está de acordo com o fato que o Senhor escolhera doze homens para serem Seus discípulos , todos os escritores do Novo Testamento são homens e , quando igrejas locais foram formadas , todos os presbíteros eram homens .
Nas bênçãos que seguiram logo depois do dia de Pentecostes “ A multidão dos que criam no Senhor , tanto homens como mulheres , crescia cada vez mais ” ( Atos 5:14 ). Quando Saulo de Tarso surgiu como líder da perseguição dos santos , ele “ assolava a igreja , entrando pelas casas , e , arrastando homens e mulheres , os encerrava na prisão ” ( Atos 8:3 ). Podemos ver , na longa história do testemunho , que muitos dos mais corajosos santos perseguidos e martirizados foram mulheres .
Dorcas significa “ gazela ” e ela provavelmente fazia jus ao seu nome e possuía mansidão , humildade e graça ; ela era conhecida pela sua generosidade ( Atos 9:36-42 ). Ela é a única mulher no Novo Testamento que é chamada de discípula , mas não devemos