Livros Reunidos ao seu nome | Page 122

120 Comunhão entre Igrejas Locais
nunca transmite a Sua verdade somente na forma de uma lista de regulamentos ; Ele nos dá exemplos vivos , por isso lemos , “ Andai em amor , como também Cristo vos amou ” ( Efésios 5:2 ). Caso haja alguém com dúvidas , Pedro diz : “ Porque para isto sois chamados , pois também Cristo padeceu por nós , deixando-nos o exemplo , para que sigais as suas pisadas ” ( 1 Pedro 2:21 ). Portanto , na Sua revelação da verdade , Deus nos dá doutrina , preceitos e exemplos e há uma harmonia entre eles . Esse é o princípio de um exemplo positivo , e Deus nos deu Seu exemplo supremo no Seu próprio Filho e , num grau inferior , em todos os que têm procurado seguir o Seu exemplo . Assim , Paulo podia escrever : “ O que também aprendestes , e recebestes , e ouvistes , e vistes em mim , isso fazei ; e o Deus de paz será convosco ” ( Filipenses 4:9 ).
O que dissemos acima pode parecer elementar a muitos leitores , mas muitas vezes supomos que verdades são conhecidas quando não são . Pensamos que as pessoas conhecem princípios como estes , mas há uma grande necessidade de reafirmarmos os princípios fundamentais que formam a base para a nossa compreensão das Escrituras . Muitas das práticas da igreja local nos são dadas pelo modelo fiel do Novo Testamento .
“ Fazei isto em memória de mim ” ( 1 Coríntios 11:24 ), é um preceito do Senhor , mas “ No primeiro dia da semana , ajuntandose os discípulos para partir o pão ...” ( Atos 20:7 ), é um modelo do Novo Testamento . Não há dificuldade em ver a concordância entre o preceito e o modelo , e quando tal concordância é obvia , o modelo é tão importante quanto o preceito .
No assunto de comunhão entre igrejas locais , temos o preceito e o modelo do Novo Testamento para nossa instrução .
No início , havia somente uma igreja local . Essa igreja de Deus em Jerusalém era um modelo para ordem e funcionamento ; mas , enquanto não havia outras igrejas locais , não poderia haver um modelo de comunhão entre elas . Perto da época da conversão de Saulo de Tarso , as igrejas locais começaram a se multiplicar ( Atos 9:31 ). Devemos frisar e salientar que não encontramos nenhuma organização ou confederação de igrejas locais no Novo Testamento . Nunca encontramos um grupo de igrejas locais unidas para formar “ A igreja nacional da Judeia ” ou “ A igreja do estado de Roma ”, ou “ A igreja unida da Macedônia ”. Se crermos no princípio de um modelo dado a nós para nossa direção , essas considerações terão grande peso . Nunca vemos