Livros Reunidos ao seu nome | Page 104

102 Testemunho Evangelístico da Igreja
6 . A mensagem
Nada mais importante sobre a mensagem pode ser dito do que as palavras de Paulo a Timóteo : “ Pregues a palavra ” ( 2 Timóteo 4:2 ).
Mensagens são preparadas no aposento particular de oração e na mesa de estudo diligente . A fonte de todo o viver e de toda a pregação é a Bíblia . Somente a verdade que esquadrinhou o meu coração , que moveu meu espírito ou deleitou minha alma atingirá meus ouvintes . Se eu não tenho apreciado o evangelho que estou pregando , ele não será agradável aos meus ouvintes . Muitos parecem pregar sem gozo na sua alma . Os avisos devem ser claros e as súplicas carinhosas , mas a mensagem do evangelho deve sempre ser pregada por alguém cujo coração esteja maravilhado com Cristo .
Leia a Palavra , tendo em mente o evangelho , para encontrar assuntos . Estude a Palavra diligentemente para conhecer bem o seu assunto . Use versículos simples , e há centenas de versículos evangélicos claros na Bíblia , portanto , não tente encontrar o evangelho num versículo que não significa exatamente o que você está pregando a partir dele . Tenha uma mensagem que seja clara e fácil de lembrar , para que o ouvinte possa facilmente recontar a mensagem que foi pregada . Um ponto bem salientado vale mais do que centenas de pontos que não ficam claros . “ Isto eu sei ” é muito melhor do que “ Estas muitas coisas eu conheço superficialmente ”. Seja simples , seja direto , seja breve . Estude a melhor maneira de afirmar uma verdade com simplicidade . Nunca use palavras complicadas , quando palavras simples são melhores . Pregue para atingir cada um de seus ouvintes . Nunca fale aos ouvintes como se eles fossem uma multidão anônima ; fale sempre diretamente a corações individuais . Pregue a Palavra e testifique da sua própria compreensão , apreciação e gozo em Cristo Jesus , o Senhor .
Procure ilustrações da sua própria experiência . Elas são para a mensagem como janelas para uma casa , deixando a luz entrar . Quando usar ilustrações de outras fontes , tenha certeza dos fatos . Entretanto , lembre-se que muitas histórias , não importa quão bem elas se encaixam entre si , não são uma mensagem do evangelho .
Deve haver certa compreensão do espírito da era , pois , embora haja somente uma mensagem do evangelho , ela deve ser aplicada