Literatura Santa Maria ALMANAQUE 4B | Página 30

A história do Futdança Cruza Cego
30

A história do Futdança Cruza Cego

Nas férias, tivemos que criar uma brincadeira juntando duas, ou até mesmo inventar uma brincadeira. Então juntei palavras cruzadas e futebol cego e virou o jogo cruzadas de cego.
Para a criação do meu jogo, precisei pesquisar como eram as brincadeiras de origem e descobri que a brincadeira“ Palavras cruzadas” precisa de 3 pessoas ou mais para se jogar. Inicia-se com uma roda e os participantes escolhem uma letra do alfabeto. Depois, com a letra escolhida pegam a bola e jogam para o outro participante dizendo uma palavra com a letra escolhida. Quem erra, ou não sabe a palavra vai da roda. Ganha quem ficar por último.
Já o Futebol Cego é jogado por duas duplas. A perna direita do jogador é amarrada à perna esquerda da outra, que tem os olhos vendados. Quem estiver sem a venda deve dar indicações para encaminhar a sua dupla até a bola. Ganha a dupla que acertar a bola no gol primeiro.
Na primeira semana de aula após as férias, nos reunimos em grupos e cada integrante explicou a brincadeira que criou e juntos decidimos como ficaria a nossa nova brincadeira. Misturamos todas as brincadeiras e eu acho que ficou legal.
Fizemos as regras e apresentamos o nosso jogo para a turma e professor de Educação Física. Depois, nossos amigos iriam experimentar a brincadeira, e eu me lembro de ter ficado muito feliz e orgulhoso do meu trabalho! Foi muito bom ver todos jogando algo que nós criamos.
O momento de jogar foi muito divertido. Mas, no dia aconteceu um incidente, o Antonio Lima acabou batendo a testa na trave do gol porque não esperou ser guiado. Olha a importância de seguir as regras do jogo!