Conclusão
Ao realizar este projeto, pudemos compreender a importância crescente dos biomateriais na sociedade atual, com principal incidência na indústria farmacêutica.
Com este trabalho foi possível concluir que vários tipos de materiais podem funcionar como biomateriais e que estes devem ser biocompatíveis, uma vez que vão estar em contacto com o corpo humano. Desta forma, a biocompatibilidade de um material deve ser testada.
Foi também possível compreender os mecanismos utilizados na libertação controlada de fármacos. Deste modo, este trabalho permitiu perceber a base do funcionamento de diversos sistemas de libertação, tais como bombas osmóticas, lipossomas, pró-fármacos, hidrogéis, nano e micro partículas e sistemas transdérmicos.. Estes apresentam inúmeras vantagens em relação à posologia tradicional, sendo importante destacar a forma como a medicação é administrada, que procura um maior bem-estar do paciente.
Assim, aprofundando os conhecimentos acerca dos biomateriais e, em especial, da libertação controlada de fármacos, caminhamos para um futuro inovador no campo da engenharia dos tecidos e da indústria farmacêutica.
Andreia Marques, Diana Fernandes, Diana Vicente