Le Visage X 1 | Page 6

O sexo genético de um indivíduo é determinado no momento da fecundação, ou seja, nosso cariótipo se dá através da junção de cromossomos sexuais vindos dos pais. Já a diferenciação sexual segue uma cronologia que se intrelaça com a determinação do sexo cromossômico, levando ao desenvolvimento gonadal e, consequentemente, ao sexo fenotípico. Apesar de não se ter um conhecimento muito amplo e aprofundado sobre a interação entre genes responsáveis pelo desenvolvimento sexual, sabe-se que a expressão ou inibição desses genes terá como resultado a determinação fenotípica e gonadal.

Para que esse desenvolvimento ocorra, temos um controle genético e hormonal que se dá pela expressão de genes situados em cromossomos sexuais e em alguns outros cromossomos somáticos. Até hoje não sabemos todos os genes envolvidos na determinação gonadal, porém já se tem conhecimento de alguns que são fundamentais para o processo.

O primeiro deles é o gene Sex-determining Region of Y Chromosome ou SRY. Sua produção se inicia nas células antecessoras das células de Sertoli, resultando na formação dos cordões seminíferos, começando a diferenciação gonadal de machos, e, consequentemente, na formação do testículo. Estima-se que 15% dos pacientes com Disgenesia Gonadal Completa (DCG) de 46,XY tem algum tipo de alteração no gene SRY, o que interfere na masculinização das gônadas. Em contrapartida, a maioria das mulheres com 46,XY tem um gene SRY normal.

Outro gene muito importante, e que também é alvo de sinalização de SRY, é o gene SOX9, localizado no cromossomo 17. Este é um gene da família SOX, o que significa que ele está relacionado com SRY e com HGM-box. Ele normalmente é expresso quando a crista genital começa seu desenvolvimento e é necessário para a formação do testículo. Quando temos uma mutação em alguma das cópias desse gene podemos ter uma malformação esquelética, recebendo o nome de displasia camptomélica e levando à DGC em grande parte dos casos 46, XY.

A ausência do gene SOX9 causa na diminuição da proteína formada através desse gene, sendo assim, os testículos não conseguem se formar, levando à uma feminilização das gônadas, ou seja, o caminho ovariano é seguido e em indivíduos 46,XY causando DCG. Analisando o fenótipo destes pacientes, criou-se a hipótese de que é fundamental para o desenvolvimento do sexo masculino a expressão suficiente de SOX9 e da regulação de SRY.

O último gene que comentaremos aqui é o DAX1, situado no cromossomo X. Ele é responsável por inibir a diferenciação testicular resultando assim na formação do ovário. A produção elevada de SRY no momento exato de desenvolvimento levará à um desenvolvimento normal para a formação do testículo, porém quando há um excesso de DAX1, podendo ser originado por uma duplicação do gene, por exemplo, há uma supressão sobre a função do SRY provocando o desenvolvimento de ovários.

GENESS

Os

La Visage X / www.lavisagex.com

Escrito por Marcela bongiovani

6