Le Fay Edição Especial ModaLisboa 2017 | Page 33

Francisca: Sim, é emocionante ver o quão longe a ModaLisboa tem chegado, já que a uma década participo neste maravilhoso evento. Já vão fazer vinte e uma edições! É surpreendente como ainda me lembro do meu primeiro desfile e o quão nervosa estava, os erros que cometi, enfim, é uma vida neste lugar.

Quais é que consideram ser as maiores vantagens e desvantagens deste ramo de trabalho?

Francisca: Definitivamente... a falta de horários vem em primeiro lugar. Nunca posso marcar nada com os meus amigos com muita antecedência porque nunca sabemos quando é que vamos receber uma chamada ou um email. Temos de estar sempre prontas para qualquer situação e acima de tudo sempre disponíveis. Por outro lado, dá-nos a oportunidade de viajar, conhecer novos lugares, pessoas, posso ter um desfile hoje em Lisboa mas amanhã um em Paris!

Fabiana: Para mim seria passar muito tempo longe da família, estar sempre a viajar de país em país… Mas compensa. Ficamos a conhecer vários lugares, como a Francisca já disse, temos mais tempo livre do que é comum do que a "average person". A parte de conseguirmos independência financeira muito novas também é boa, podemos ajudar as nossas famílias e proporcionar o lifestyle que não seria de esperar uma adolescente de catorze anos dar a sua família. Porem isso também nos tira a nossa privacidade sendo que temos sempre alguém que nos reconheça para onde quer que vamos. Acho que tem os seus altos e baixos.

Que dicas de vestuário é que dão aos nossos leitores?

Francisca: Ah..! O Conforto vem acima de tudo! Nada substitui um bom par de ténis e umas boas calças de ganga. Confiem em mim, já vesti de tudo um pouco e adoro sair de casa e com as minhas Levi’s que parecem uma segunda pele. Até para sair á noite acho que fica ótimo se enquadrar-mos com os acessórios certos e uma blusa mais arrojada. Aprendi a não ser aquela rapariga que acaba a noite com os saltos na mão.

Fabiana: Eu já acho mais relativo, cada um tem o seu estilo. O mais importante é vestir algo que nos faça sentir bem connosco próprios e nos defina. A moda não tem regras, não há certo e errado, essa é a parte divertida de tudo isto. Hoje posso vestir um look completamente excêntrico e provocativo e amanha parecer que acabei de sair de uma guerra, com cores frias e uma makeup mais gótica. No fim ao cabo, vestir aquilo que reflete quem vocês são é o melhor conselho que vos posso dar.

Le Fay 33

05