Praesent tempus elementum nisl non tempor. Ut in enim enim. Duis semper, elit non consectetur dictum, enim urna hendrerit enim, et tincidunt quam magna a dolor. Praesent ac ultrices nunc. Duis vel purus eget libero efficitur condimentum sed vitae nibh. Sed justo mauris, congue eu nulla bibendum, sodales dignissim felis.
Nullam vel ligula lacinia, tincidunt lacus sit amet, finibus turpis. Vestibulum sapien lorem, congue non
Luckesi.
No lugar visitado era possível observar pessoas concentradas em entender e analisar aquilo que estava exposto, seja este físico ou escrito. Para o teórico da educação, o conhecimento parte de uma explicação da realidade a partir da informação que se é buscada e há o esforço para isto, apenas após tal esforço, se é possível compreender o que se deseja. No ambiente visitado havia exemplos de, a cada 5 pessoas, 3 estavam, de fato, interessadas na exposição. Um exemplo disso é o acervo de German Lorca (fotografia), onde havia uma parede escrita com 6 parágrafos, explicando sua história, onde a cada 10 pessoas que passavam por tal, 5 liam o texto até o fim. Tal informação encaixa-se na ideia de que apenas após um maior aprofundamento em determinado assunto, há de fato seu entendimento, em outras palavras, as pessoas que não leram o texto na parede sobre sua trajetória, não entendiam sua fotografias, seus títulos e etc.
Wright Mills
Para Mills, o conhecimento recebe este título após a informação absorvida ser utilizada de um modo qualitativo, em outras palavras, ir além de observações e entender com a razão. Uma situação a ser associada com este conceito é a exposição “BLOCO DE CARNAVAL DA BAHIA”, onde havia diversas fotografias, relatos e fantasias de carnavais passados, mas sua explicação do por quê estar exposto no ambiente não era presente, agora entra o conceito de Mills: Ir além das observações pessoais que foram feitas e entender o conceito social de tudo aquilo, e assim, desenvolver a razão e entender com lucidez cada detalhe dos carnavais baianos passados.
Karl Marx
O conhecimento crítico pode ser considerado um ponto de partida para a superação da alienação da sociedade. Um exemplo disso no ambiente visitado foi na exposição de fotografia de German Lorca, onde tem-se fundado na mente da sociedade que a fotografia não é vista como uma profissão ”de verdade”, e que não passa de apenas um hobby.
Max Weber
A ação social tem o foco ligado para a compreensão de como os indivíduos agem e interagem e como isso é carregado de significados.A visita ás exposições estava repleta de ações socais gerais, como um sorriso na entrada, diálogos sobre as obras e os olhares. Associações: todos presentes no Itaú Cultural (observadores das obras) realizavam uma ação social racional ligada a valores, todos estavam interpretando as obras de seus jeitos ,e os estudantes estavam praticando uma ação social relacionada a fins, onde seus objetivos estavam pensados: realizar a pesquisa.
Teorias
Página 07 - Revista L'arte