Desde o início, a equipa organizadora definiu para 2017 fazer maior enfoque na figura de São Nuno, o Religioso.
Não podíamos, pois, deixar de revisitar os últimos anos da sua vida, passados, já não como um dos grandes do Reino, mas por opção de vida, como simples e humilde irmão menor carmelita.
Para melhor entender toda a dimensão espiritual daquela opção pessoal, propusemos percorrer o espaço físico da vida quotidiana do irmão Nuno de Santa Maria, desde a pobreza e exiguidade da sua cela no convento, até à grandeza (agora perdida) da Igreja do Carmo onde ele diariamente contemplava e louvava a misericórdia de Deus, para depois retribuir em actos de caridade e serviço aos mais pobres.
Contudo, não poderíamos entender a opção de São Nuno sem conhecermos a espiritualidade própria da Ordem do Carmo. Daí, a necessidade de entrar na realidade da Ordem, tal como ela é vivida
nos dias de hoje, o que nos foi possível pelo acolhimento feito pela Irmandade e pela presença junto de nós do anterior Comissário Geral da Ordem do Carmo em Portugal, Padre Frei Agostinho Marques de Castro.
Estamos convictos que tudo isto nos ajudou a interiorizar melhor a espiritualidade que deve estar presente em toda a nossa vivência como Associação privada de fiéis que escolheu São Nuno como patrono e modelo.
O símbolo que escolhemos para a actividade tem esse mesmo propósito de nos fazer recordar permanentemente o nosso patrono, nas nossas reuniões e nas nossas actividades.
Ficamos contentes com a boa adesão dos Associados da Região a esta actividade, com a presença de muitos familiares e amigos, o que permitiu um belo convívio e uma presença em número significativo na Eucaristia, e que muito agradou ao nosso Assistente Regional.
Por último, temos de deixar uma palavra especial ao nosso irmão Ernesto Laureano, que foi a alma desta actividade, e que por sérias razões de saúde não pôde estar connosco.
Núcleos
Rio de Mouro, Baixa-Chiado e Santa Catarina
Celebrando São Nuno de Santa Maria
8 / Lais de Guia