kkkk 1(clone) | Page 8

Muay Thai é uma  arte marcial  originária da  Tailândia, caracterizada pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Eduarda é uma jovem lutadora de Muay Thai, nascida em Gravataí no Rio Grande do Sul. Já conquistou diversas premiações em campeonatos, marcando presença na cena internacional do esporte. Com apenas 17 anos já começou a construir sua carreira como lutadora profissional.

7

eDUARDA DE FÁTIMA CAMPOS

P: Com que idade começou a lutar Muay Thai e o que foi que te interessou nesse esporte?

R: Comecei com 11 anos. O que de início me interessou nesse esporte foi a possibilidade de fazer novas amizades e tentar engorda, pois me achava muito magra.

P: Seus familiares te apoiaram na decisão de começar a lutar?

R: Meus pais sempre me incentivaram e me apoiaram, desde o início.

P: Como era a sua rotina de treinos logo no começo e como ela é agora?

R: No começo eu treinava 3 vezes na semana. Depois, quando comecei a querer lutar mais seriamente, treinava 6 horas por dia só de muay thai, divido entre tarde e noite. Agora na nova fase que estou, meu treino todo dura apenas 4 horas. De segunda a sábado eu corro de 6km a 12km, depois pulo 10 minutos de corda, e só depois disso começa o treino de muay thai mesmo: com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e etc, onde tenho um treinador exclusivo que fica comigo, me auxiliando a cada movimento. Logo depois tem o físico, que é uma musculação voltada para o Thai.

P: Qual foi o primeiro campeonato que você venceu? E qual momento até agora que te traz mais orgulho?

R: O primeiro campeonato que eu venci foi a primeira etapa do Campeonato Gaúcho. O momento que me traz mais orgulho foi quando eu ganhei o Mundial na Tailândia, pois todos aqui no Brasil estavam na torcida e na expectativa do resultado, além de ficar 45 dias longe da família e amigos, com internet e mensagens restritas para falar com os mesmos. Foi uma forte pressão que de certa forma eu consegui lidar.