kkkk 1(clone) | Page 4

"O VÔLEI TÁ NO

MEU SANGUE"

P: O que mais te incentivou a começar a participar do time do colégio? Acredita que isso tenha ajudado no teu desempenho escolar? .

R: Assim que comecei na escolinha de vôlei já me apaixonei. Logo em seguida larguei a escolinha pra treinar só no Gensa. Quem ama o esporte não pode ver uma bola quicando que já sai atrás! Os professores estavam sempre atrás de campeonatos para participarmos e foi assim que cada vez me encantava mais. O esporte em geral auxilia em tudo na vida, enão foi diferente nos estudos. .

P: Existiam times de outros esportes no Gensa? .

R: Sim, além do vôlei masculino e feminino, tinha Handebol masculino e feminino, futsal masculino e algumas categorias de Atletismo. .

Cristiane soares

ex aleta do gensa

P: Como era a rotina de atleta? Tinha treinos? . .

R: Enquanto eu estudava a tarde só jogava na educação física e nos campeonatos. Quando eu estava na sétima série, estudando a tarde ainda, fui chamada de urgência pra participar de uma competição para a qual treinávamos o ano todo, os jogos estaduais Cenecistas. Foi a primeira vez que jogava pela seleção principal. Quando passei a estudar pela manhã comecei a treinar com a seleção principal. Eram treinos de 2 horas, 2 vezes na semana. Depois do treino ainda fazíamos exercícios para fortalecimento muscular.

Nesta época, meu professor apostou em mim e eu comecei a treinar num grande clube de Porto Alegre, a Sogipa. Era mais puxado. Treinava 3 vezes na semana e tive que abandonar os treinos no Gensa. Foi uma rotina muito exaustiva e devido a dificuldade de locomoção até Porto Alegre, às rotinas pesadas de treinamentos, desisti. Treinei quase uma ano.

Cristiane Soares, ex atleta de vôlei no Colégio Cenescista Nossa Senhora dos Anjos – Gensa, é uma autônoma de 45 anos que se diz apaixonada pelo esporte. Ela começou a praticar vôlei em 1982, quando estava na quarta série, na escolinha do Aldeião em Gravataí. Foi em 83 que, aos 11 anos, começou a participar de torneios e campeonatos escolares pelo Gensa na categoria mirim. Sempre incentivada pelos professores de educação física, Rosa e Matias, era muito nova para jogar no time principal mas já se destacava na sua categoria. Em uma entrevista especial à Gensapolitan, ela nos contou sobre sua época estudando e jogando na escola. .

3