KAIROS Edição Especial - Dia Aberto 2015 | Page 8

Psicologia e Criatividade

Antonio Jorge Andrade

1.Introdução

Propus-me nesta conferência tocar alguns aspetos importantes que foram constituindo o meu pensamento conceptual sobre este tema ao longo do tempo.

~

Mais do que apresentar produtos acabados, sistematizados, para consumo rápido e repetitivo, pareceu-me - de acordo com a minha posição teórica - que seria melhor deixar um conjunto de conceitos, e ideias, que ajudassem cada um a construir e explorar a sua forma de abordar estas matérias.

Convém que fique desde já esclarecido que, no meu, e num moderno entendimento, a criatividade não é apenas apanágio das artes mas também daqueles que tratam da Ciência, nas suas variadas expressões!

Procurarei, assim, deixar aqui elementos de reflexão sobre a noção de criatividade, as áreas mais relevantes para a compreensão do que é a criatividade e como se expressa e, em particular, uma reflexão sobre o pensamento divergente e a sua importância para a criação e também para a individuação.

Por último, abordarei, sucintamente, a relação entre criatividade e formação de psicoterapeutas de orientação psicodinâmica. Relevarei, aí, em particular, a importância da individuação do psicoterapeuta e da sua construção numa via de produção/construção de saber, em contraponto com a via da reprodução de saberes que conduzem à anulação da capacidade criativa e, em última análise, à anulação da "inteligência" do psicoterapeuta. Chamo a particular atenção para os excertos que selecionei de um artigo de Kernberg.

Para todas estas situações utilizarei sínteses/esquemas ou citações que possam contribuir para o pensamento de cada um e ser fonte de esclarecimento no debate.

Terminarei com o apresentar de algumas conclusões que deixarei à reflexão de cada um e à discussão.

2. Criatividade: Definição Genérica

Capacidade de criar, de inventar

Processo pelo qual algo novo é criado (ideia, obra literária, pintura, composição musical, etc.)

A Definição Científica é objeto de discussão, havendo vários entendimentos na comunidade

3. Criatividade: Focos de abordagem aqui utilizados

Ciências Cognitivas

Neurociências

Psicologia Psicanalítica

Educação e Formação

Formação de psicoterapeutas

Supervisão de psicoterapeutas

8

Alguns Aspetos Relevantes para a Compreensão do Conceito e da sua Importância em Psicoterapia Psicodinâmica e na Formação de Psicoterapeutas *

* Resumo da Conferência apresentada no Simpósio "Criatividade: fazer o sentir" organizado no âmbito do Dia Aberto da SPPC - Fevereiro de 2015