Jornal EcoEstudantil N.º 39, fev. /jun. 2023 | Page 4

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Geologia e Química
MINAS DE SAL-GEMA : uma estrutura geológica antiquíssima
Por Maria Francisca Pais , 11 .º A1

C om o propósito de os alunos enriquecerem o seu conhecimento nas áreas da geologia e da química , no dia 11 de janeiro , a turma A1 do 11 .º ano , acompanhada pelos docentes de Biologia e Geologia , Professor Pedro Gabriel , e de Física e Química , Professora Rosa Palma , deslocou-se até às Minas de Sal- Gema . O Geólogo responsável pela visita começou por nos transmitir informações acerca do equipamento de segurança , e , devidamente equipados , demos início à visita .

A Mina de Sal-Gema localiza-se na Bacia Algarvia e está imersa numa zona urbana da cidade de Loulé , a Zona da Campina de Cima , a norte do centro da cidade . É a única mina subterrânea ativa , em Portugal , que é visitável , embora se encontre a 230 metros de profundidade ( 30 metros abaixo do nível médio da água do mar ), havendo a necessidade de se descer por um elevador rudimentar , mas seguro , que nos provoca um misto de emoções .
Já no interior da mina , deparamo-nos com um espaço singular , constituído por cerca de 40 km de galerias subterrâneas , onde se podem observar estalactites de sal-gema e onde já se realizaram concertos , exposições e até um debate televisivo .
Na década de 1950 , num período de seca prolongada , a comunidade agrícola de Loulé , devido à necessidade de água , descobriu acidentalmente um maciço de sal-gema . Esta estrutura geológica formou-se devido à existência de água salgada em ambientes marinhos quentes e relativamente pouco profundos , que se formaram durante o início do regime tectónico distensivo , associado à fraturação da
Página 4
Pangeia e posterior abertura do
Interior da Mina de Sal-Gema
Interior da Mina de Sal-Gema
Oceano Atlântico . Durante o Triásico , depositaram-se sequências de sal-gema , anidrita e gesso , com intercalações de argila e de material vulcano-sedimentar .
Posteriormente , foram exercidos movimentos tectónicos e pressões sobre as camadas de sal mais recentes , levando a uma lenta deslocação do mesmo em direção à superfície , formando assim domos de sal no meio das rochas encaixantes ( diápiros ), sendo graças a um deles que esta mina se pôde desenvolver .
Nesta mina , é extraído sal-gema , composto na sua maioria por um mineral , halite , cuja composição química é exclusivamente de cloro ( CI ) e sódio ( Na ). É pouco denso , tem aspeto granuloso , é extremamente solúvel em água e tem um sabor salgado .