Jornal ECOESTUDANTIL, maio 2016 N.º 27, maio 2016 | Page 32

e-mail: biblio. estavira @ clix. pt e-mail: biblioblogue @ gmail. com
Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia- TAVIRA
BIBLIOTECA ESJAC
Ficha Técnica
Chefe de Redação: Ana Cristina Matias Conselho de Redação: Antonieta Couto, Fátima
Palma e Paula Pereira Redação: Alunos e Professores do AEJAC Paginação: Ana Cristina Matias Impressão: Reprografia ESJAC http:// www. estbiblioblogue. blogspot. com /
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA https:// www. facebook. com / www. bibliotecaESJACTavira /
OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

D epois de terem cumprido a leitura dos Contos Misteriosos e Fantásticos, de Edgar Allan Poe, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen ou, em opção, O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, e sido apuradas na fase de escola do Concurso Nacional de Leitura, Joana Gromicho, 10.º B, Sarah Rapenne, 10.º C1, e Tatiana Custódio, 12.º C1, disputaram a fase distrital, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no dia 19 de abril.

Já no 3.º ciclo, os alunos apurados para a fase distrital foram Ana Sofia de Jesus, 9.º B, Francisca Carreira, 8.º A, e Margarida Custódia, 8.º D, da Escola Dom Paio Peres Correia, e Beatriz Silva, 9.º B, João Teixeira, 9.º C, e Maria Livramento, 9.º B, da Escola Dom Manuel I.
Na fase distrital, as obras de leitura obrigatória para o ensino secundário foram Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e O ano sabático, de João Tordo, enquanto para o 3.º Ciclo prescreveram-se Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho, e O Estrangeiro, de Albert Camus.

N ilton Mestre, 11.º A1, da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, e Bebiana Mendonça Bagarrão, 7.º A, da Escola Dom Paio Peres Correia, foram os alunos que, no nosso Agrupamento, tiveram a melhor prestação na prova escrita da 1.ª fase das Olimpíadas da Língua Portuguesa, realizada no dia 19 de fevereiro de 2016. Por isso, acompanhados da professora bibliotecária, Ana Cristina Matias, disputaram a fase distrital que se realizou na Escola Secundária João de Deus, em Faro, no dia 21 de abril de 2016.

Enquanto, na fase de escola, cada aluno foi contemplado com um exemplar de um dos romances do nosso patrono, Dr. Jorge Correia, o prémio da fase distrital será atribuído aos três melhores com classificação igual ou superior a 80 em 100 pontos( escalão A- 3.º ciclo) e 160 em 200 pontos( escalão B – ensino secundário).
Independentemente do resultado final, o mais importante foi estes alunos terem participado e revelado gosto por saber bem a norma-padrão do Português Europeu.
Por Ana Cristina Matias, professora de Português e professora bibliotecária